A CASACOR Sergipe apresenta 32 ambientes que se destacam por um fator em comum: terem sido construídos na área externa ao Castelinho. Vote em seu favorito!
Atualizado em 09 dez 2022, 09:14 - Publicado em 07 dez 2022, 09:00
Sape Concept - 79 HOST. Projeto da CASACOR Sergipe 2022. (Gabriela Daltro/)
01/11 - Barroso Melo e Augusta Ribeiro - Prainha Bar. Como um passeio à beira do rio, o projeto é um convite para contemplar a paisagem ao entardecer, respirando o ar fresco. O ambiente é envolto por madeira, pedras naturais, elementos manufaturados com simplicidade e rusticidade, ao mesmo tempo em que recebe acabamentos sofisticados e pontuados por cores quentes. Recursos luminotécnicos com cor vibrante e em estilo irreverente foram instalados para ressaltar o ambiente. O pórtico que recepciona os visitantes foi pensado para criar uma experiência sensorial para a mente e o corpo. (Gabriela Daltro)
02/11 - Aline Dantas - Espaço da Dermato. Heranças dos anos 1990, as clássicas curvas modernistas, reafirmadas pela prancheta da Jânia Reis e Clarisse de Almeida, trazem a força feminina que se expressa clara, suave e dinâmica na arquitetura que paira levemente sobre os jardins tropicais da CASACOR Sergipe 2022. Seja pelas fortes influências das curvas sensuais de Niemeyer ou pelas curvas tecnológicas e internacionais de Zaha Haddid, o que temos neste projeto é uma simbiose contemporânea, que contrasta e se harmoniza ao histórico prédio do Castelinho. O espaço, que homenageia a médica dermatologista Thâmara Morita, foi inspirado na busca de tratamentos dermatológicos com procedimentos avançados, trazendo o que há de melhor para os pacientes. (Gabriela Daltro)
03/11 - Wesley Lemos - Living Outside Rio Sergipe. O living de 100 m² promove interação entre as relações interpessoais e a natureza. É um espaço criado para boas conversas, para receber arquitetos, visitantes, marcas e produtos. Um lugar de festas, reuniões e encontros da CASACOR Sergipe. Utilizando elementos coloridos de área externa, contraponto com o industrial do Castelinho e a localização do rio Sergipe, o ambiente resgata a liberdade de “estar livre”. A premissa foi criar uma sala "fora da casa", com destaque para a chaminé da indústria, que fica ao fundo do Castelinho. Foram utilizados materiais como telhas metálicas nos painéis, cimento queimado no piso, e o desgaste no muro causado pelo tempo foi preservado. O uso dos espelhos reflete o paisagismo idealizado por Lainy Lemos, propiciando bem-estar e sofisticação ao ambiente. (Gabriela Daltro)
04/11 - Cristiana Cardoso - Casa de Areia SPA DECA. Como uma duna que se transforma todo momento se adaptando ao mundo à sua volta, o ambiente é um lembrete de que a vida é inconstante e segue um fluxo natural. É um convite à mudança, ao inesperado e a certeza de que tudo tem um tempo certo para acontecer. São 85 m² distribuídos em lounge de entrada, área aberta de contemplação e suíte completa - quarto, banheiro e área externa/spa - tudo integrado à natureza. Um spa diferente, que deixa de lado as inspirações convencionais para se conectar com o litoral brasileiro a partir de tudo que está próximo à praia. Materiais naturais foram amplamente utilizados, como eucalipto de reflorestamento, piso de pedra Jerusalém, palha nos forros, madeira de reutilização para bancada e base neutra para a coleção de metais. (Gabriela Daltro)
05/11 - Marcos Brito - Loft do Atleta. O projeto traz um conceito de integração e flexibilidade. O ambiente com cerca de 45 m² surgiu com uma linguagem jovem e masculina. Materiais naturais preenchem o espaço, reforçando o aconchego e a elegância. Formas orgânicas com um layout fluído, composto por área interna e externa, refletem a ideia da casa como lugar cada vez mais protagonista na vida. A paleta dos tons terrosos e o forro em tom amadeirado abraça todo o espaço. O ambiente é convidativo ao relaxamento e o mobiliário orgânico valoriza o design. Os poucos elementos de iluminação deixam a atmosfera segura e aconchegante, aliada a uma iluminação natural abundante, pensada através das esquadrias e das aberturas. (Gabriela Daltro)
06/11 - Nilson Felix - Recinto do Casulo. O reaproveitamento de materiais e o uso de produtos naturais e sustentáveis está muito presente nos projetos desta edição da CASACOR Sergipe. E foi pensado na transformação, que o arquiteto criou um ambiente com a proposta de mostrar que toda transformação pode resultar no belo. Aqui foram utilizados materiais como fibra, gravetos e seda - todos representam uma determinada fase, começando pelo formato do sofá crisálida, cortinas e colunas que lembram o tecer da construção. As bancadas de quartzo remetem à natureza e o teto orgânico lembra asas. (Gabriela Daltro)
07/11 - Sape Concept - 79 HOST. A dupla de arquitetos Marcelo Mabel e Vanessa Guimarães trouxe para a CASACOR Sergipe um ambiente para ser alugado por temporada, inspirado nas viagens mundo afora, mais especificamente na hospedagem, quando é impossível ter privacidade. A proposta do‘79.Host’ é possibilitar, mesmo durante uma curta hospedagem, que o visitante desfrute de um ambiente com conforto, sofisticação e viva uma experiência diferenciada. (Gabriela Daltro)
08/11 - Tahinara Sanferry - Estar dos Pássaros. Apesar de ser externo, este ambiente foi pensado para ser um estar/home, com o mesmo conforto e aconchego de uma área interna. É um convite ao relaxamento, um local para ouvir uma música, tomar um vinho e desfrutar. O estar também foi pensado para ser um espaço de convivência entre amigos e familiares. Os materiais do projeto foram inspirados na natureza, para criar o máximo de semelhança com o habitat natural dos passarinhos. Madeira, plantas e pedras naturais foram usadas, trazendo aconchego. O projeto é uma homenagem a filha da arquiteta e foi a forma que a artista encontrou de trazer ainda mais amor para o ambiente. (Gabriela Daltro)
09/11 - Wal Bastos - Lavabo Galhardia. O projeto tem como características a criatividade e o conforto, trazendo sofisticação e elegância. O espaço foi criado com acessibilidade e infraestrutura adequadas para garantir segurança em seu uso. O ambiente foi inspirado nas belezas naturais dos rios subterrâneos do Riviera Maya, em Cancún. A junção dos elementos da arquitetura clássica com a arquitetura orgânica, incorporou tendências marcantes, trazendo sutileza e requinte, representando os traços presentes na natureza de forma moderna e inovadora. (Gabriela Daltro)
10/11 - Gustavo Leão Arquiteto - Casa de Guarda. O lounge e receptivo faz referência ao acesso do castelo, uma edificação forte e resistente, e foi daí que partiu a ideia para a bilheteria interna da mostra. O ambiente de mais de 320 m² conta com locais de contemplação, pontos de encontros, áreas de espera para aplicativos, receptivo, bilheteria para controle de acesso interno e vallet do estacionamento. Como a ideia é que o espaço tenha uma função que ultrapasse a de ambiente de passagem, o projeto apresenta o lounge, um terraço que é uma espécie de preâmbulo para os demais ambientes. (Gabriela Daltro)
11/11 - Marina Santana, Ingryd Sanders, Mayara Barcelos - Riviera Azul, espaço para relaxar. O trio da MAÍMA Arquitetura e Design assina o espaço que foi inspirado na natureza ao redor do Castelinho, prédio do século XX, onde acontece esta edição da CASACOR Sergipe. O espaço é um ambiente que faz uma relação com o céu e o mar. As cores dos tecidos utilizados no ambiente também remetem a esses elementos e trazem uma sensação de relaxamento. A natureza aparece na vegetação escolhida e no mobiliário de madeira natural. O ambiente é despretensioso, sereno e convidativo, onde as pessoas podem entrar e se desligar das obrigações do dia a dia, aproveitando as cores e sensações da natureza. (Gabriela Daltro)