Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada - Reprodução / CASACOR
A
CASACOR, a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, começa 2023 cheia de novidades. Uma delas é a parceria inédita com a
Agência Sharp, que assume a comunicação da marca e, ao lado do time de curadoria, é responsável pela criação e execução do tema para este ano: “
Corpo & Morada.”
Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada - Reprodução / CASACOR
A Sharp foi escolhida pela CASACOR, por ser um hub de inteligência cultural que une metodologias para construir soluções criativas, facilitando o diálogo entre marcas, culturas e suas comunidades, acreditando no poder da vivência, da pesquisa e da colaboração para desenhar projetos de relevância e impacto, sempre atrelados aos objetivos de negócio.
Assim, começaram a nascer o
tema e a
campanha da
CASACOR 2023, que trazem um conjunto de macrotendências de comportamento que impactam o estilo de vida contemporâneo e foram mapeadas pelos curadores de CASACOR,
Livia Pedreira,
Pedro Ariel Santana e
Cristina Ferraz, que entendem que o cenário de incertezas persiste.
O mapeamento de tendências teve acurada leitura da Agência Sharp, que traduziu o
estudo em imagens, tendo como resultado uma campanha de fotos impactantes, que serão a guia da marca e estarão estampadas em
todas as 20 praças nacionais, 4 internacionais e para a icônica mostra de São Paulo.
A Criação
O processo criativo baseou-se em quatro macro pilares:
a casa como um lugar de subjetividade; a casa como um lugar maternal; a casa como um lugar de permanência e a casa como um lugar de conhecimento.
"Pensamos de maneira ampla para criar um conceito que fosse além dos movimentos de mercado e também dialogasse com as pessoas e comunidades culturais que constroem e avançam os territórios da mostra, traduzindo a nova relação do ser humano com seu corpo e sua morada, sobre
como a nossa casa é o nosso corpo e vice-versa", revela Mariana Stabile, Founder e CEO da Sharp.
A partir desses pilares, foram idealizadas duas premissas para viver a casa:
tratar a si mesmo como se trata a casa e tratar a casa como se trata o próprio corpo. “Mais que isso, 'Corpo & Morada' é a materialização de duas coisas simultaneamente agregadas a partir da ideia de que sempre caminham juntas", conta a estrategista e pesquisadora da Sharp, Gabriela Campos.
Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada - Reprodução / CASACOR
Esse quadro faz com que os curadores da CASACOR e a Sharp, apoiados pelo Manifesto 2023, acreditem que a
atenção, o
afeto e o
cuidado devem permear as nossas relações com o corpo, a mente, o outro, a casa, o consumo, a cidade e o planeta, propondo uma
nova cartografia do afeto, baseada na ancestralidade, na tolerância, na diversidade e na empatia.
Na parte visual, a grande novidade é o uso de fotografias. Toda a campanha ilustra a
simbiose entre corpo e casa. As imagens são repletas de detalhes de materialidade, texturas, luz e estrutura, elementos muito vistos nas fotografias de arquitetura, que junto com a frase, '
é necessário que a fachada se transforme em pele' – um dos motes do relatório de tendências CASACOR 2023 – norteou o que viria a seguir em matéria de design.
"O objetivo foi criar uma experiência de casa que fosse o mais íntima possível", revela Raphael Tepedino, Diretor Criativo a Sharp. "Fizemos um mergulho na pesquisa de tendências da CASACOR e usamos diversos
insights do workshop feito pela agência para definirmos o caminho visual e o enunciado.
'Corpo & Morada' foi pensado como uma combinação fluida da estrutura arquitetônica com a estrutura corporal. Imagens da casa, dos objetos e da arquitetura foram mescladas aos detalhes do corpo", complementa o criativo.
Lançamento da campanha CASACOR 2023 Corpo & Morada - Reprodução / CASACOR
"Nossa grande inspiração foi a
comunicação de arte, para aguçar a curiosidade do público sobre o que ele irá ver na CASACOR desse ano. Para isso usamos imagens que não tivessem muito contraste entre si e se complementassem,
borrando a barreira entre o que é o corpo e a casa, passando a ideia de que um é a extensão do outro", explica o Diretor Criativo da Sharp, João Veloso, que complementa: "Para os profissionais que vão participar desta edição, essa é uma oportunidade de trabalhar com mais subjetividade seus espaços”.
Além de Mariana Stabile (Founder e CEO),
Fernanda Ricardo - Head de Operações e Projetos, Thais Francoski - Líder de Planejamento, Patricia Gianini - Líder de Gestão, Keila Ramalho - Gerente de Projetos, Marcela Petrus - Head de Novos Negócios, Christian Seki - Líder de Design, Junior Barros - Líder de Produção, Carolina Zibetti - Head de Estratégia, Raphael Tepedino - Diretor Criativo, João Veloso - Diretor Criativo, Gabriela Campos - Estrategista e Pesquisadora, Juliana Sacramento - CopywriterSobre a CASACOR São Paulo
A principal edição da CASACOR, a
CASACOR São Paulo será realizada de 30 de maio a 6 de agosto, voltando a ocupar o calendário do primeiro semestre, como era tradição até 2019. O palco de tudo isso será, pela segunda vez, o
Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, dando continuidade ao sucesso da sua edição comemorativa de 35 anos, que ficou marcada na história do evento. Em 2023, a mostra estará num
espaço ampliado e terá mais de
11.000m² de área construída. A CASACOR São Paulo vai ocupar o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do icônico edifício.