Para comemorar seus 35 anos, a marca convidou os criativos da Casa Darwin para traduzir o mote de todos os eventos do ano. Não perca a entrevista!
Atualizado em 05 abr 2022, 08:48 - Publicado em 22 mar 2022, 16:44
(Reprodução/)
1- Qual foi a inspiração para a campanha?
Para criar a campanha de CASASCOR 2022 com o mote Infinito Particular, nossa inspiração partiu de onde sempre parte: da abrangente pesquisa de tendências globais que recebemos da curadoria da marca. Uma magnífica e completa visão de para onde caminha o mundo da arquitetura, design de interiores e paisagismo, orientado pelos novos comportamentos humanos e necessidades surgidas nos últimos dois anos devido à pandemia. Um compêndio de informações de qualidade e profundidade que só uma equipe como a de CASACOR é capaz de organizar.
Partindo daí seguimos com uma profunda pesquisa de inspirações imagéticas baseada no trabalho de artistas do mundo todo. Porque além de fazer parte do DNA de CASACOR, a arte tem essa capacidade — de ultrapassar o meramente comunicativo e alcançar o espaço poético. De certa forma, buscamos a mesma coisa que os talentosíssimos arquitetos, designers e paisagistas que participam da exposição: despertar emoções visuais.
2- Conceito norteador de todas as mostras é Infinito Particular. Como foi chegar nesta síntese?
Na pesquisa encontramos alguns elementos chave que deveríamos buscar traduzir. Havia o definitivo fim das fronteiras da casa que, pela via da tecnologia e também pelas circunstâncias, deixou entrar o mundo do trabalho, da escola, das atividades de lazer e do bem estar físico, mental e espiritual. Esse conjunto de interesses, particular de cada família ou de cada indivíduo, transformou a casa em um lugar mais biográfico, repleto de histórias de quem a habita. Juntando as duas coisas: o espaço infinito de uma casa hiperconectada com as particularidades deste novo estilo biográfico surgiu Infinito Particular.
3- Qual o percurso criativo para a tradução do tema em imagens?
Essa casa, aberta para o mundo, não deveria ter paredes, apenas os contornos deveriam defini-la. Fomos então buscar, no mundo das artes, artistas que estavam lidando com esse contexto. Durante nossa pesquisa visual, nos deparamos com obras de inúmeros artistas que, cada um a sua maneira, comentavam a construção espacial da arquitetura de maneira sintética e impactante, entre eles Ron Gilad, Massimo Uberti e Cornelia Konrads.
Além destes, o arquiteto japonês Sou Fujimoto também parece testar em sua obra de construções transparentes e minimalistas os limites da permeabilidade dos espaços.
Mas, se havia uma linguagem que já começa a se insinuar nas referências, faltava ainda um elemento biográfico, que tornaria a campanha tão única quanto os ambientes que CASACOR apresenta todos os anos. Com isso em mente, resolvemos buscar no arquivo de imagens da marca, que completa 35 anos este ano, projetos icônicos, detalhes emocionantes e locações que fizeram esta história de infinita beleza ser tão particular.
Chegamos, depois de um abrangente pesquisa, a seis fotografias de eventos passados que foram transformadas em esculturas minimalistas de ferro. Elas farão parte da campanha offline e online do evento, representando estes infinitos particulares.
4- A parceria da Casa Darwin com a CASACOR é longa. Quais foram os principais desafios?
A Casa Darwin completa 15 anos este ano, junto com os 35 anos de CASACOR, e tem sido um privilégio fazer parte da história desta marca tão potente. Nossa colaboração com a equipe curadora de CASACOR tem sido ao mesmo tempo uma das mais apavorantes e recompensadoras que tivemos a oportunidade de viver nos últimos anos.
O trabalho é apavorante porque a comunidade da marca, com milhões de seguidores nas redes sociais, site e mostra, é um dos grupos de consumidores mais sofisticados e exigentes visualmente que pode existir. Conseguir agradar aos curadores e ao público de CASACOR, que se congregam pela busca constante da emoção que forma e função despertam em nossos corações é um baita desafio.
Mas é também uma experiência incrivelmente recompensadora, porque o processo de trabalho e criação, feito em conjunto com a equipe curadora, se dá nos mais altos padrões de educação, inteligência e troca de referências criativas e artísticas que um profissional da publicidade pode almejar. O sucesso junto ao público exige, ano após ano, que nossa equipe mantenha os mais altos padrões criativos e estéticos.
Ao apresentar seus temas anuais, CASACOR não apenas organiza este importantíssimo e valioso mercado comercial que envolve a cultura do bem viver. Ela educa sem ser professoral, desafia sem menosprezar, propõe valores que efetivamente estão formando um futuro melhor para toda sociedade.
As campanhas são apenas uma parte deste movimento: manifestam a vontade de um futuro mais diverso, mais sustentável, mais inteligente e mais afetivo, onde a ética e a estética contribuem igualmente para um viver melhor para todos no planeta. Fazer parte desta expressão vital é um grande privilégio. Mas que dá um frio na barriga toda vez... ah, isso dá.