Assinado pelo arquiteto
Bruno Moraes, do BMA Studio, para a
37ª CASACOR São Paulo, o ambiente
Acalanto e Encontros é um verdadeiro portal para a alma e as raízes do Brasil. Inspirado na interseção entre história, cultura e design, Moraes propõe uma experiência que transcende o tempo, vislumbrando um
futuro esperançoso para a arquitetura nacional.
Bruno Moraes, sem receio do desafio, entrelaça passado, presente e futuro numa narrativa arquitetônica sustentável, utilizando-se de materiais reciclados e técnicas eco-friendly. “Procuro reconhecer as nossas origens nos detalhes e reinterpretá-las dentro de uma leitura atual, pois elas sempre estarão conosco como parte da nossa identidade. Compreendo também que a formação de nossa ancestralidade tem como base o presente que, ao mesmo tempo, nos permite vislumbrar o futuro que desejamos estabelecer”, analisa o profissional, que participa pela segunda vez da CASACOR. (Guilherme Pucci / CASACOR)
Nesta edição, Bruno Moraes criou um amplo living de 59 m² para receber os visitantes da mostra. Sofás modulares de formatos orgânicos facilitam a circulação, enquanto tons terrosos e off-white adicionam calor e naturalidade. As paredes curvas remetem ao Art Nouveau, movimento que influenciou o Modernismo e o Futurismo por explorar formas dinâmicas e inovadoras. (Carolina Mossin / CASACOR)
O teto, com a estrutura histórica da laje nervurada do Conjunto Nacional, recebeu um envelopamento de gesso para permitir a aplicação da cor verde, sem comprometer a integridade histórica. No coração do ambiente, um tapete feito com retalhos de diferentes tecidos, impressiona pela aparência e história. Criado pelo BMA Studio, a peça transformou ondas sonoras de uma canção de ninar indígena em formas geométricas visuais. A decoração é uma fusão do longevo e contemporâneo, com móveis personalizados e peças do design nacional como Sergio Rodrigues e Roberta Banqueri. Quadros do fotógrafo Rogério Fernandes e obras de Kiolo e Mário Cravo reforçam a autenticidade do espaço e apelo pela arte. Em tributo à ancestralidade, Bruno Moraes incluiu objetos pessoais, como rádios antigos, câmeras fotográficas e gravadores, que evocam memórias familiares. (Carolina Mossin / CASACOR)
O compromisso com a sustentabilidade é evidente. Materiais reciclados e técnicas de construção limpa, como sistema drywall e iluminação LED, foram amplamente utilizados. O assoalho de madeira preserva o piso original tombado e será reaproveitado após a mostra, assim como a pedra Blue Deep, que será ressignificada em outro projeto. (Guilherme Pucci / CASACOR)
“Acalanto e Encontros” é uma reflexão sobre a consciência ambiental e a busca por um futuro sustentável, promovendo o equilíbrio entre o ser humano e a natureza. “O alinhamento com o meio ambiente é uma preocupação constante em meus projetos e faz parte do legado que estou deixando”, conclui Bruno Moraes.