CASACOR
Arquitetura, Notícias, Sustentabilidade

23ª Feicon Batimat combina inovação e sustentabilidade

Três experiências destacam a importância da gestão ambiental no evento, entre os dias 4 e 8 de abril, no São Paulo Expo

Por Alex Alcantara

Atualizado em 07 abr 2017, 18:44 - Publicado em 07 abr 2017, 18:44

03 min de leitura
PINCÉIS COMPEL - A sustentabilidade está nos detalhes da obra. A Broxa Retangular Plástica tem cerdas de fios de Pet estabilizados.

PINCÉIS COMPEL - A sustentabilidade está nos detalhes da obra. A Broxa Retangular Plástica tem cerdas de fios de Pet estabilizados.(Divulgação/)

Como integrar soluções sustentáveis e baixo impacto ambiental aos processos construtivos? A pergunta é respondida com ideias inovadoras na 23ª Feicon Batimat, Salão Internacional da Construção e Arquitetura. O evento reuniu mais de 1.400 marcas nacionais e internacionais, setorizadas em 18 categorias, como Elétrica e Iluminação, Revestimentos e outras áreas. Eficiência energética, economia de água, reaproveitamento de materiais e o mínimo de resíduos estão cada vez mais em pauta. Entre as várias atrações da feira - que trouxe além dos lançamentos do setor uma diversificada programação de palestras e eventos -, três ganham destaque. Canteiro de Obras do Futuro
null
(Luciana Andrade / CASACOR)
Casa Modelo
null
(Luciana Andrade / CASACOR)
Com 48 m² e dois quartos, é construída em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos em apenas cinco dias. Visa atender famílias de baixa renda com conforto e acessibilidade, sem abrir mão do cuidado com o meio ambiente, ao incorporar tecnologias que economizam água e energia elétrica. Expo Arquitetura Sustentável e Rota Sustentável O evento paralelo a Feicon Batimat mostrou a importância de pensar na ecologia em toda a cadeia de construção, assim como a Rota Sustentável assinalou com um selo os expositores das duas feiras que contam com produtos e soluções sustentáveis. Confira estes e outros destaques da 23ª Feicon Batimat:
01 Canteiro de obras do futuro

01/17 - CANTEIRO DE OBRAS DO FUTURO - Painéis fotovoltaicos, controle de poeira, uso de madeira certificada, medição de ruídos e até usina de moagem para reciclagem de entulho foram vistos na prática, nas diferentes fases da obra. (Luciana Andrade)

09 Bosch_GSR_18_V

02/17 - BOSCH - A marca aposta nas ferramentas à bateria, tão potentes quanto os modelos convencionais a cabo, como a furadeira/parafusadeira GSR 18 V-EC FC2 Flexiclick. (Divulgação)

10 golden alta potencia

03/17 - GOLDEN - O baixo consumo de energia está no conceito dos lançamentos em lâmpadas de LED, como a inédita Ultraled de Alta Potência, com 65W e 80W, para substituir as lâmpadas fluorescentes de 85W e 135W e a mista de 160W e 250W, com um ganho de eficiência de até 68%. (Divulgação)

11 golden a60

04/17 - GOLDEN - A Ultraled A60 ganha versão dimerizável que permite controlar a quantidade de energia. (Divulgação)

12 Cobrecon

05/17 - COBRECON - Cabo Solarcom PV-1 0,6/1 kV CA e 1,8 kV DC, desenvolvido especialmente para transmitir a energia limpa produzida por placas solares. (Divulgação)

13 fibersals

06/17 - FIBERSALS - Seu sistema de impermeabilização é aplicado sobre o piso ou superfície existente e oferece garantia de 15 anos, com vida útil estimada superior a 30 anos. Para impermeabilizar obras já acabadas, por exemplo, não é preciso quebrar todo o piso e gerar entulho. (Divulgação)

14 vonder

07/17 - VONDER - A marca aposta em produtos como o Impermeabilizante Água, Umidade e Manchas Naturais com fórmulas sem solventes de petróleo ou silicone e à base de água. É permeável ao ar e vapor de água e totalmente invisível após a secagem, não alterando a aparência ou cor dos materiais. (Divulgação)

16 ecotelhado

08/17 - ECOTELHADO - O Jardim Vertical Mamute transforma paredes interna ou externa em jardim. A floreira tem capacidade de armazenamento de quatro litros de argila expandida cada, além de ser projetada para reservar água e repassar o excedente ao vaso de baixo, por gravidade. (Divulgação)

17 ecoblock

09/17 - ECOBLOCK - Uma de suas novidades é a Ecomadeira, que tem aparência de madeira natural, é 100% maciça e resistente a impactos e pragas, além de não rachar ou soltar farpas. (Divulgação)

02 Ecogrid

10/17 - CANTEIRO DE OBRAS DO FUTURO - Após aplicação de argamassa e tinta, o Ecogrid (placas parecidas com isopor envolvidas por uma trama em ferro galvanizado) forma paredes resistentes. A obra fica 40% mais rápida, além de oferecer melhor desempenho térmico e acústico. (Luciana Andrade)

02 caterpillar

11/17 - CANTEIRO DE OBRAS DO FUTURO - A Caterpillar apresentou o Grupo Gerador GEP125, fonte de energia confiável, limpa e sustentável, que se destaca pela eficiência de consumo de combustível. Também pode ser adquirido com a carenagem silenciada para atender aos níveis de controle de ruídos. (Divulgação)

03 Casa Modelo

12/17 - CASA MODELO - Ela é construída em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos em apenas cinco dias. Além da rapidez, tem baixo custo - cerca de R$ 1 mil o metro quadrado. (Luciana Andrade)

04 Coral_Protecao_Sol_e_Chuva_Tinta _Galao

13/17 - AKZONOBEL/CORAL - a Proteção Sol & Chuva Pintura Impermeabilizante está disponível em mais de mil cores do leque da Coral. Ela produz uma película emborrachada e flexível que acompanha movimentos de contração e dilatação das superfícies, o que previne fissuras e infiltrações. (Divulgação)

05 Coral_Protecao_Sol_e_Chuva_Manta_Balde_4Kg

14/17 - AKZONOBEL/CORAL - a Proteção Sol & Chuva Pintura Impermeabilizante está disponível em mais de mil cores do leque da Coral. Ela produz uma película emborrachada e flexível que acompanha movimentos de contração e dilatação das superfícies, o que previne fissuras e infiltrações. (Divulgação)

06 Pincel compel

15/17 - PINCÉIS COMPEL - A sustentabilidade está nos detalhes da obra. A Broxa Retangular Plástica tem cerdas de fios de Pet estabilizados. (Divulgação)

07 Aubicon

16/17 - PINCÉIS COMPEL - A sustentabilidade está nos detalhes da obra. A Broxa Retangular Plástica tem cerdas de fios de Pet estabilizados. (Divulgação)

08 Brasilit

17/17 - BRASILIT - As telhas termoacústicas TopSteel e a telha Colonial reduzem em até 25% o madeiramento da estrutura da casa. (Divulgação)