Continua após publicidade

Moderno e contemporâneo se misturam na Casa Finitura

Projetada pela arquiteta Deborah Pinheiro, para a CASACOR Brasília 2019, a casa inspira-se na construção original de Niemeyer

Por Redação
Atualizado em 21 set 2020, 14h21 - Publicado em 21 set 2020, 12h24
(Jomar Bragança/CASACOR)

Na Casa Finitura – ambiente de Deborah Pinheiro para a CASACOR Brasília 2019 -, os limites entre interno e externo se confundem. De um lado, o jardim, completamente aberto e integrado, transforma-se em cômodo. Do outro, um jardim vertical com folhagens exuberantes funciona como parede. São 307 m² pensados como refúgio, local de convivência e tranquilidade, um verdadeiro planeta, à parte da rotina caótica.

Alma moderna

(Jomar Bragança/CASACOR)

A Casa parte de uma outra Casa histórica e marcante, a Casa da Manchete, de Oscar Niemeyer, sede da mostra. A arquiteta quis que o ambiente dialogasse com a construção original, de forma a valorizá-la e ressignificá-la. A estrutura de concreto e as jardineiras eram pré-existentes, e ambas receberam trabalhos de limpeza e restauro.

(Jomar Bragança/CASACOR)

Para manter a identidade modernista, os materiais e mobiliário complementam o concreto, tanto na cor quanto nas linhas. A paleta é mais fria, composta de tons amadeirados e azulados junto do cinza; eles ressaltam o verde vivo das plantas. Já os móveis, dentre os quais estão peças de Jader Almeida, possuem o desenho sutil e linhas retas, seguindo a tradição sem “excessos” da arquitetura moderna.

Ponto de convívio

(Jomar Bragança/CASACOR)

Todos os cômodos ficam integrados, assim, todos os ocupantes podem interagir uns com os outros, independente de onde estiverem. Isso porque a arquiteta quis contemplar o hábito de receber família e amigos para confraternizar e se divertir. Não há paredes ou portas separando “quartos” e “salas”, o espaço é imaginado como um todo. Mesmo o banheiro é conectado ao restante da Casa, graças à bancada com as cubas. Elas estão do lado de fora do toalete, para funcionarem como lavatório.

Publicidade