Continua após publicidade

Miami ganha praça com esculturas do Estúdio Pininfarina

O Jardim das Esculturas, da CASACOR Miami 2018, conta com obras do estúdio italiano, paisagismo de Adriana Mavignier e com o trabalho de Carola Bravo

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 17 fev 2020, 16h45 - Publicado em 6 dez 2018, 17h42
(KRIS TAMBURELLO/CASACOR)

O estúdio responsável por assinar carros clássicos da Ferrari – Pininfarina –, comandado pelo engenheiro Paolo Pininfarina, usou seu know-how de tecnologia e de design, para criar a série de esculturas Speedform, em parceria com a Cosentino, para o Jardim das Esculturas da CASACOR Miami 2018, que toma parte da 700 Brickell Ave. As obras, assentos e o bar do jardim foram criados com a ajuda de softwares de ponta. Os computadores podiam comandar as máquinas que esculpiam o mármore com precisão milimétrica. Assim, cada uma das peças parece ter sido criada pelo próprio vento ou pela erosão de um rio.

(KRIS TAMBURELLO/CASACOR)

“A linguagem de design da Pininfarina é fortemente orientada por requisitos funcionais. As soluções estéticas são fluidas, equilibradas e dinâmicas, sem necessidade de decorações inúteis ”, define Paolo Pininfarina. Esses valores se alinham com a estética futurista das esculturas, cujas linhas parecem carregar o espectador consigo em um movimento rápido. “Para nós, o lado estético é tão fundamental quanto a ergonomia ou a engenharia”, completa Paolo Trevisan, diretor da área de design da sede norte-americana do estúdio.

Continua após a publicidade
(KRIS TAMBURELLO/CASACOR)

Não é a primeira vez que a Pininfarina produz esculturas. No ano passado, ela apresentou a obra Aqua, na CASACOR Miami 2017 e na feira Pinta Miami, contudo, a coleção Speedform,  é mais ambiciosa e também tecnologicamente mais complexa. Da mesma forma que grandes mestres renascentistas, como Michelângelo, diziam que suas esculturas eram pré-existentes no material bruto, Trevisan afirma “nós gostamos de deixar o material se revelar. Mais do que moldar a pedra, queríamos descobrir o seu interior”.

(KRIS TAMBURELLO/CASACOR)

O paisagismo de Adriana Mavignier cerca cada peça; o objetivo é unir as diferentes áreas do terreno, permitindo que o percurso dos visitantes pelas esculturas seja coeso e permeado de verde. Para tal, a Adriana usou uma mistura plantas da Ásia, África, Oceania, América do Sul e do Norte, que inclui pau-brasil e samambaias japonesas. Envolvendo todo o projeto, está o trabalho da artista e arquiteta Carola Bravo, Engaging Urban Lines #2 . Uma malha de metal cria redes que se ramificam, convergem e se cruzam, embelezando e delimitando o Jardim. 

O Swier Group, proprietário do edifício sede da mostra, manterá a Praça das Esculturas aberta ao público por mais cinco anos, como um presente à cidade.

Continua após a publicidade

SERVIÇO CASACOR MIAMI 2018

QUANDO?

De 30 de novembro a 16 de dezembro de 2018

Continua após a publicidade

ONDE?

Prédio da Brickell Ave – 700 Brickell Ave – Miami, FL 33131

QUANTO?

Entrada inteira: $30

Estudantes e idosos: $23

Clique aqui e adquira seu ingresso online!

Continua após a publicidade
Publicidade