Continua após publicidade

Miami Art Basel 2017: As esculturas gigantes de Patrick Dougherty

Conheça o trabalho de Patrick Dougherty, um amante da natureza e das artes e que une as duas paixões em obras únicas e surpreendentes

Por Ana Carolina Harada
5 dez 2017, 16h28
(Reprodução South Florida Business Journal/CASACOR)

O artista norte-americano Patrick Dougherty é um entusiasta da natureza. Nascido em 1945, em Oklahoma, combinou suas habilidades em carpintaria com técnicas primitivas de construção para criar verdadeiras experiências artísticas com mudas, vinhas e galhos.

(Reprodução South Florida Business Journal/CASACOR)

Nos últimos trinta anos, Dougherty construiu mais de 250 esculturas e seus trabalhos já conquistaram inúmeras premiações como: 2011 Factor Prize for Southern Art, North Carolina Artist Fellowship Award, Pollock-Krasner Foundation Grant, Henry Moore Foundation Fellowship, Japan-US Creative Arts Fellowship, and National Endowment for the Arts Fellowship. Princeton Architectural Press.

(Pierre Charbonneau/CASACOR)

Patrick, com auxílio de voluntários, usou mais de treze mil kilogramas de vinhas de salgueiro no seu trabalho para a Miami Art Basel. A obra demorou 19 dias para ser criada. Os ramos torcem e se dobram em formas e direções que a própria natureza exige, enquanto Dougherty responde e entrelaça-os em belos pedaços de arte que engrossam a sensação de juventude e aventura naqueles que têm a oportunidade de vê-la e vivencia-la.

View this post on Instagram

A child wanders through Stickwork, an art installation of 30,000 lbs. of willow saplings twisted and woven into a massive sculpture by artist Patrick Dougherty. This work was installed at Pinecrest Gardens in advance of Art Basel. Photos by @cmguerrero14 #artbasel #artbaselmiami #miamiartweek #stickwork #pinecrest

A post shared by Miami Herald (@miamiherald) on

“A visão de Patrick Dougherty é brincalhão e incrivelmente arquitetônica. Cada uma de suas obras tecidas é inspirada pela sua localização e seu processo criativo é aparentemente improvisado. Patrick engenhosamente coreografa seu time de voluntários para ajudar a criar essas estruturas fantásticas usando as formas afiladas das mudas como um pincel para tela “, disse Alana Perez, diretora dos Pinecrest Gardens.

View this post on Instagram

“Stickwork” by #patrickdougherty #sculptureArt

A post shared by Mike Cabrera (@its_stamos) on

Continua após a publicidade

A obra de Dougherty estará aberta ao público no Pinecrest Gardens na 11000 Red Rd, Pinecrest, FL 33156.

 

Publicidade