O
Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizará em parceria com a
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, no dia 02 de julho, quinta-feira, às 18h, uma roda de conversa virtual sobre a etapa brasileira da campanha mundial Design for Emergency, intitulada Desafio Internacional Semeando Ideias. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo
Youtube do MCB. No evento, as pesquisadoras Denise Dantas e Sara Goldchmit, do grupo de pesquisa Design em Ação, da FAUUSP, apresentarão o projeto internacional Design for Emergency - iniciativa lançada no contexto da pandemia para entender as necessidades, hábitos e emoções das pessoas vivendo em isolamento social.
“Na atual conjuntura da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o MCB tem se dedicado à expansão de sua memória virtual e à produção de conteúdos digitais. Com o cancelamento da 34° edição do Prêmio Design MCB, as discussões sobre o papel do design no enfrentamento das questões contemporâneas são reforçadas em ações como esta com a FAUUSP para a realização da edição nacional do Design for Emergency”, diz Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB. O projeto foi lançado pelo Center for Design da Northeastern University, localizado em Boston, sob liderança dos professores Sara Colombo e Paolo Ciucarelli. A versão brasileira é coordenada por Denise Dantas, líder do Grupo de Pesquisa Design em Ação da FAUUSP e conta com o Museu da Casa Brasileira em sua etapa final – Desafio Internacional Semeando Ideias. Com o objetivo engajar designers, o concurso busca soluções para problemas e necessidades do cotidiano de pessoas em isolamento social. As ideias apresentadas têm como pré-requisito o compartilhamento em plataforma aberta para serem implementadas por
empreendedores locais em qualquer país do mundo, sob licença
Creative Commons.[newsletter]