A marca sueca tem como ideal tornar o design acessível para todos e apresenta sua metodologia durante o festival de design em Madrid
Atualizado em 20 fev 2018, 11:43 - Publicado em 20 fev 2018, 11:43
Um projeto de interior no festival projetado pelo time da IKEA.(Reprodução designboom/)
A marca sueca IKEA trouxe novidades para o mercado de móveis no Madrid Design Festival. Seu objetivo é permitir que as criações de profissionais renomados cheguem a um grande número de pessoas, com preços acessíveis. Por meio da produção em escala industrial, ela tornou o design algo mais democrático. Isso não significou, porém, a perda de identidade das peças ou sua unicidade. Junto de grandes nomes, a IKEA produz, em massa, personalidade e beleza.
“Na IKEA nós acreditamos que o design de qualidade deve estar disponível para todos. Nós chamamos de design democrático, e durante o Madrid Design Festival nós vamos compartilhar como fazemos isso”, explica Marcus Engman, chefe de design da marca. Conheça as coleções da IKEA assinadas por grandes nomes do design que estarão no festival!
É uma coleção formada por cadeira de madeira, mesa, banco, prateleira, cerâmicas, peças em vidro e tecido. O maior objetivo de Eek ao desenvolvê-la foi descontruir a noção de produção e uniformidade criando novas formas de lidar com as manufaturas e materiais. Para a série de tecidos, por exemplo, os padrões das toalhas foram desenhados à mão antes de serem costurados à máquina. Isso deixa pequenas variações em cada peça, tornando-as únicas.