Obra seminal da Beat Generation, o livro On de Road, de Jack Keruac, motiva a criação da Casa Nômade pelo jovem arquiteto cearense Ramiro Mendes
Atualizado em 17 fev 2020, 16:30 - Publicado em 02 out 2019, 17:05
(Felipe Petrovsky/)
Transportados para contemporaneidade alguns conceitos marcantes dessa geração beat, como liberdade e mobilidade, estão presentes na Casa Nômade da CASACOR Ceará 2019. O novo trabalho Ramiro Mendes busca refletir sobre o momento atual a luz das questões desse movimento cultural dos anos 1950. Segundo o profissional: “Fiz um espaço dedicado às inconstâncias de quem não encontrou paz na sua geração, precisou sacudir as estruturas e se colocar em um estado de busca constante".
A geração beat foi um movimento literário capitaneado por um grupo de jovens intelectuais que estava cansado do tradicional estilo de vida americano, desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Com o objetivo de se expressarem livremente, esses escritores começaram a produzir textos que celebravam a não conformidade com status quo extremamente repressor do período.
O livro On the Road, de Jack Keruac, é considerado uma das principais obras do grupo e embrião do movimento hippie. A história dos personagens Sal Paradise, um aspirante a escritor e de Dean Moriaty, um aventureiro em busca por um mundo com mais liberdades e possibilidades é ponto de partida para uma nova jornada.
Ao chegar na Casa Nômade, o visitante é recebido por um jardim de cactáceas, (uma alusão as estradas da região do Colorado, nos Estados Unidos), que emoldura o ambiente. Um container de evento foi transformado nessa casa que está pronta para acolher o morador de forma sofisticada e em qualquer lugar do Brasil. A estrutura nômade do contêiner permite que a casa seja remontada em qualquer outro terreno, bairro ou cidade.
Uma cozinha bem equipada, com uma mesa de madeira natural generosa é pensada para receber amigos assim como a sala, a varanda e o jardim. E para a paleta de cores, Ramiro Mendes finaliza: “pensei em cores suaves que tem o poder de criar uma atmosfera de paz, tão sonhada não apenas pelos nossos aventureiros mas também a todos aqueles os que buscam por tempos melhores, prósperos e sustentáveis.