Inusitado e surpreendente será o ambiente de
Léo Shehtman na
CASA COR São Paulo 2016. O escritório do arquiteto conseguiu transportar um vagão de trem para o Jockey, que será transformado em um loft!
O veículo foi doado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), à Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF – Sorocaba). Ele foi usado como carro de bagageiro até a década de 1980, e um dos primeiros construídos com tecnologia 100% nacional. Hoje encontra-se pichado e com muita ferrugem. De acordo com o presidente da associação MPF – Sorocaba Paulo Sérgio Vieira Filho, o trem também não possui sistema de freio e estava ao lado de vagões que foram incendiados.
Para transportar o trem, que estava no Pátio Ferroviário de Mairinque, até São Paulo, foi necessário içar o veículo, que possui 15 metros de extensão, com ajuda de um guindaste para uma carreta de 25 metros de comprimento. A operação levou cerca de 3 horas para ser completada. Após a mostra de decoração, o veículo será exposto na Estação Paula Souza, no Centro de Sorocaba como parte do museu dinâmico da ferrovia.