Continua após publicidade

Janelas CASACOR: Cozinha Comunitária recebe ação de Páscoa na Brasilândia

A primeira ação realizada no contêiner é um mutirão de Páscoa que irá entregar cerca de 600 ovos de chocolate para as famílias do bairro

Por Redação
Atualizado em 3 abr 2021, 16h28 - Publicado em 2 abr 2021, 15h00
cozinha comunitaria janelas casacor ação solidaria brasilandia pascoa
(Salvador Cordaro/CASACOR)

Exibido em São Paulo entre outubro e dezembro de 2020, o projeto Janelas CASACOR tinha como um de seus principais pilares a integração com a cidade por meio da instalação de contêineres em bairros centrais e periféricos da capital. Com esse formato, veio também o desafio de fazer uma exposição que valorizasse as particularidades das comunidades locais. Por isso, em quatro delas, foram criados projetos especiais que ficaram de herança para São Paulo e que foram entregues para projetos sociais após o término da exposição.

cozinha comunitaria janelas casacor ação solidaria brasilandia pascoa

Na Brasilândia, no estacionamento do sacolão popular Freguesia do Ó, o foco foi a educação alimentar, com o projeto desenvolvido pelo Programa FAU+D Acolhe Mackenzie, coordenado pelo arquiteto Rodrigo Loeb. Atendendo aos pedidos dos moradores, foi entregue uma cozinha comunitária funcional, onde serão desenvolvidos cursos e atividades voltados para essa área.

cozinha comunitaria janelas casacor ação solidaria brasilandia pascoa

Continua após a publicidade

A primeira ação utilizando o espaço aconteceu nesta quarta-feira (31/03) e irá continuar até domingo (04/04), com um mutirão de Páscoa organizado pela Associação da Comunidade Jardim Tiro ao Pombo, que vai produzir cerca de 600 ovos de chocolate para as famílias do bairro. A cozinha comunitária, que foi entregue pela CASACOR totalmente equipada para uso, será um dos principais pontos da linha de produção, formada por 8 voluntários. E a entrega dos ovos será feita neste domingo de Páscoa por mais 15 voluntários.

cozinha comunitaria janelas casacor ação solidaria brasilandia pascoa

“A cozinha que recebemos do projeto Janelas CASACOR foi um pedido da nossa comunidade, para que tivéssemos um espaço para cursos sobre alimentação saudável. Com a pandemia ainda acontecendo, esta é a nossa primeira chance de realmente usar o espaço pelo bem das famílias do bairro”, explica Marcos Fernandes Monteiro Júnior, mais conhecido como Diego do Tiro ao Pombo, um dos líderes comunitários responsáveis pela ação.

A criação da cozinha comunitária funcional na Brasilândia só pode ser realizada em função do apoio das empreses: Deca, Tintas Coral, LG do Brasil, Florense, Cerâmica Portinari, Gaya, AGC Vidros, Casa Mansur Vidros e da também da Konttainers e da Expo Construção Offsite.

Continua após a publicidade

Além desse ambiente, o projeto Janelas CASACOR entregou, ainda, uma galeria de arte para artistas moradores do Jardim Colombo, uma biblioteca infantil para a Vila Andrade e um espaço de criatividade para um grupo de hip-hop da Cidade Tiradentes.

Publicidade