Continua após publicidade

Janelas CASACOR: como estão os containers que integraram a exposição

O evento teve impacto social positivo em algumas regiões da cidade, que acabaram por reutilizar e dar vida nova aos containers

Por Chrys Hadrian
Atualizado em 26 jul 2023, 15h46 - Publicado em 12 jul 2023, 20h00

O Janelas CASACOR foi uma adaptação inovadora do formato tradicional da mostra, que conseguiu manter a tradição e o prestígio do evento, ao mesmo tempo em que respeitava as restrições impostas pelo distanciamento social devido a pandemia da COVID-19.

Em vez de ser realizado em um único espaço, o Janelas CASACOR foi distribuído por diferentes pontos da cidade de São Paulo.

Foram selecionados 25 espaços em locais icônicos da capital paulista, como a Av. Paulista, a Vila Madalena e o bairro dos Jardins. Cada um desses espaços foi projetado e decorado por renomados profissionais da arquitetura e do design de interiores, que deram sua interpretação do tema proposto para o evento.

janelas casacor sao paulo gustavo martins caixa de historias biblioteca madeira home office decoração inspiração casa livro
Caixa de Histórias de Gustavo Martins – Janelas CASACOR São Paulo 2020. (Salvador Cordaro/CASACOR)

O tema escolhido para o Janelas CASACOR de 2020 foi “A Casa Original“. Essa proposta convidava os profissionais a explorarem a essência e a originalidade do morar, resultando em ambientes com propostas variadas, desde espaços minimalistas e funcionais até criações conceituais e experimentais.

Sala de estar integrada com a cozinha
Suite Arquitetos – Casa Conectada LG, no Janelas CASACOR São Paulo (Divulgação/CASACOR)

O evento foi uma experiência bem-sucedida, que permitiu aos visitantes apreciarem o talento e a criatividade dos profissionais da área mesmo em meio à pandemia, mantendo a excelência e proporcionando uma oportunidade única de conhecer diferentes perspectivas sobre o morar e a arquitetura contemporânea.

Continua após a publicidade

Além disso, o evento também teve impacto social positivo em algumas regiões da cidade. Por exemplo, um dos contêineres do evento foi instalado na Cidade Tiradentes, onde hoje funciona o Ateliê Sukha, que recebe oficinas de técnicas manuais, gravações de podcasts e clipes, ensaios fotográficos e exposições.

Container Sala de Aula - Cidade Tiradentes /
Container Sala de Aula – Cidade Tiradentes / (Divulgação/CASACOR)

Outro container, localizado no Jardim Colombo, atua como um Ecoponto de coleta de materiais para reciclagem em colaboração com o Projeto Coletando. 

Continua após a publicidade
Container Janelas CASACOR Jardim Colombo
Container Jardim Colombo – Janelas CASACOR SP 2020 / (Leka Mendes/CASACOR)

Na Brasilândia, o container transformou-se em uma Cozinha Comunitária de Alimentação Saudável, onde são realizadas oficinas gastronômicas e cursos de culinária. 

Container Cozinha - Brasilândia, São Paulo /
Container Cozinha – Brasilândia, São Paulo / (Divulgação/CASACOR)

Já na Vila Andrade, o container doado para a ONG AMIS (Associação Morumbi de Integração Social) se tornou uma biblioteca muito concorrida entre as 630 crianças atendidas pela organização.

Caixa de Histórias de Gustavo Martins - Janelas CASACOR São Paulo 2020 que se tornou em uma Biblioteca na Vila Andrade.
Caixa de Histórias de Gustavo Martins – Janelas CASACOR São Paulo 2020 que se tornou em uma Biblioteca na Vila Andrade. (Divulgação/CASACOR)

Esses são apenas alguns exemplos das transformações positivas promovidas pelo Janelas CASACOR, mostrando que o evento não apenas proporcionou momentos de inspiração e beleza, mas também teve impacto social relevante em diferentes comunidades da cidade de São Paulo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade