Continua após publicidade

Istituto Marangoni e CASACOR encerram com sucesso curso inédito no Brasil

Workshop online foi encerrado hoje com apresentação dos projetos e comentários de Giulio Cappellini. Confira alguns das ideias apresentadas

Por Redação
Atualizado em 27 jul 2020, 12h36 - Publicado em 24 jul 2020, 18h20

A programação do curso online batizado de Genius Loci, contou com um diferencial extremamente relevante: Giulio Cappellini. Figura emblemática no cenário internacional do design, o diretor de arte e designer italiano foi o criador e mentor do curso inédito no Brasil, fruto da parceria do Istituto Marangoni com a CASACOR. Cappellini é reconhecido no mundo todo como um caçador de talentos, movido sempre por sua curiosidade incansável. A presença do profissional como curador do curso foi uma oportunidade para todos os arquitetos participantes de trocar experiências profissionais com um mestre.

O workshop contou com uma parte teórica e outra prática, e ofereceu um panorama abrangente de reflexões sobre o futuro do morar, os novos rumos do mercado, seus principais caminhos e tendências e a necessária valorização do Genius loci, termo latino que se refere ao “espírito do lugar”, um conjunto de elementos que faz de uma determinada região ter uma cultura específica regida por saberes ancestrais.

A parte prática do workshop, apresentada hoje, propôs um desafio aos arquitetos: projetar um Ecoresort estudando o Genius Loci de sua implantação. Em primeira mão, veja o resultado de alguns projetos que foram apresentados no curso encerrado hoje.

1. Projeto Eco Resort Serra, por Junior Piacesi, em Minas Gerais

O Projeto Eco Resort Serra é uma reimplantação do projeto criado para a CASACOR Minas Gerais 2019.

2. Ozcar Urban Resort, por Linda Martins em Minas Gerais

Continua após a publicidade

Em depoimento, a arquiteta Linda Martins afirma “estamos vivendo uma nova realidade que aos poucos vai se mostrando, nós mudaremos a forma que consumimos, que nos relacionamos com as pessoas e com a casa. O curso trouxe um conteúdo absurdo, que preciso ver e rever para conseguir absorver tudo, mas como vimos: o futuro é sustentável e precisamos nos adaptar, inovar, procurar materiais e soluções em nossos projetos já é uma realidade. O novo luxo é o consumo consciente”.

3. Warapuru Resort, por Lais Kruschewsky, na Bahia

“Para mim, o curso foi extremamente enriquecedor ao mostrar diferentes caminhos e como podemos usar as tecnologias ao nosso favor, sem perder nossa identidade, nossa arte, trabalho manual, que é exatamente o que nos diferencia e nos valoriza” afirma Lais Kruschewsky, arquiteta.

4. Eco Resort, por Greisse Panazzolo, no Rio Grande do Sul

 

5. Eco Resort, por Raphaela M. Ozório, para região serrana do Paraná

“Esse curso me despertou uma vontade de estudar, explorar mais o universo da sustentabilidade e da herança cultural dos lugares. Foi um divisor de águas descobrir as tendências pós pandemia. Além disso, vale ressaltar a forma incrível que o curso foi conduzido, os profissionais que fizeram parte, o material usado nas aulas, a preocupação em nos passar o máximo de informações e exemplos para aplicarmos nos nossos trabalhos. Achei de extremo profissionalismo”.

6. Sobradinho Estância, por Denise Postal, no Rio Grande do Sul

Sobre o trabalho, a arquiteta Denise Postal comentou: “conheci o conceito de Genius Loci no curso e percebi, intuitivamente, ele sempre esteve presente no meu trabalho. Mas quando você realmente entende o que é e se dá conta do impacto, da personalidade que ele pode trazer ao seu projeto, muda tudo”.

Publicidade