Continua após publicidade

In Good Company: arte e design se unem na CASACOR Miami 2018

Afastando-se dos materiais produzidos em massa, um grupo de jovens designers exibe uma variedade de trabalhos exclusivos na CASACOR Miami 2018

Por Christopher Govier
Atualizado em 17 fev 2020, 16h44 - Publicado em 11 dez 2018, 15h46
(KRIS TAMBURELLO/CASACOR)

Inspirada pelo tema de consciência ambiental, a curadora da CASACOR Miami 2018, Jessica Acosta Rubio, convidou um grupo inovador de designers jovens e emergentes, cujo trabalho incorpora uma mentalidade artesanal pós-industrial. Fundada pelo designer Fernando Mastrangelo e co-curada pela escritora de design Hannah Martin, a In Good Company é uma exposição que evoluiu para uma espécie de coletivo sem fins lucrativos, e nasceu do desejo de oferecer uma plataforma para profissionais iniciantes que, frequentemente, lutam e competem por espaços no cenário criativo de Nova York e outras grandes cidades dos EUA.

(KRIS TAMBURELLO/CASACOR)

Acosta-Rubio explica que sua decisão de trabalhar com a In Good Comapany vem de sua experiência como profissional em design de produto e de sua longa relação com os trabalhos Mastrangelo.

Continua após a publicidade

Martin e Mastrangelo escolheram se concentrar nos designers americanos, uma decisão estimulada cena de design internacional, muito eurocêntrica. Eles queriam chamar a atenção para a produção dos EUA. “Era importante para nós reunir uma mistura de pessoas que realmente refletisse a América grande e diversificada, representando diferentes raças e sexos de diversas partes do país”, explica Martin.

(KRIS TAMBURELLO/CASACOR)

Eles selecionaram uma programação variada de designers emergentes, cuja diversidade de obras se soma a uma narrativa envolvente, construída a partir de materiais e técnicas não convencionais. A In Good Company enfatiza trabalho artesanal e um movimento que vai no sentido contrário do que Mastrangelo e Martin vêem como uma obsessão contemporânea com design industrial e produção em massa. Designer experiente, Mastrangelo não é estranho a materiais não ortodoxos.

Continua após a publicidade

Ele experimentou extensivamente com diferentes plataformas, incluindo pólvora e açúcar, e encorajou os designers da In Good Company a fazerem o mesmo. Seja uma motosserra impregnada de resina de grau industrial para espelhos, que esculpe uma mesa de madeira sinuosa, ou elementos cerâmicos de um candelabro, as peças refletem a individualidade artística de cada designer. Martin explica: “As peças – luzes, cadeiras, mesas – são funcionais, mas são todas únicas e altamente artesanais. Elas poderiam tão facilmente ficar em uma galeria de arte como na sala de alguém”.

(KRIS TAMBURELLO/CASACOR)

Acosta-Rubio e Martin concordam em assumir a distinção tênue entre arte e design, evidenciada nesses trabalhos. Ela sente que trazer a In Good Company para a CASACOR Miami enriquece a exposição. Por causa de seus materiais e processos, como o reaproveitamento industrial resíduos de plástico em excepcional objetos, esses designers emergentes “traçam a linha fina entre arte e design – entre estética e funcionalidade ”, diz ela.

Continua após a publicidade

SERVIÇO CASACOR MIAMI 2018

QUANDO?

De 30 de novembro a 16 de dezembro de 2018

Continua após a publicidade

ONDE?

Prédio da Brickell Ave – 700 Brickell Ave – Miami, FL 33131

QUANTO?

Continua após a publicidade

Entrada inteira: $30

Estudantes e idosos: $23

Clique aqui e adquira seu ingresso online!

Publicidade