Continua após publicidade

Guilherme Torres Works Collection: o legado de 20 anos em três livros

Guilherme Torres lança uma coleção de três livros, que reúne em mais de 1000 páginas um registro das duas décadas de carreira do profissional

Por Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 16h47 - Publicado em 26 out 2018, 10h52
(Divulgação/CASACOR)

Livre de cronologia, organograma ou qualquer outro padrão, Guilherme Torres lança uma coleção de três livros, que reúne em mais de 1000 páginas um registro das duas décadas de carreira do profissional. Como não poderia ser diferente dos seus trabalhos arquitetônicos e de design, nunca convencionais, as publicações que formam o Guilherme Torres Works – Stronger Collection, lançadas simultaneamente, estão conectas e são indissociáveis entre si. Os textos são bilíngues e apresentam todo o portfólio de Torres no exterior e no Brasil.

(Divulgação/CASACOR)

THE ENDLESS BOOK: o primeiro volume da trilogia, resume o eterno ciclo da criação, que não tem fim. Por ali o autor aborda sua arquitetura, compartimentada em capítulos que desfilam imagens das suas obras mais icônicas, classificadas por similaridades. São imagens que descortinam a verdade dos materiais e a engenhosidade das estruturas, em que os recortes gráficos incidem sobre as fotografias para revelar processos construtivos ou fazer os volumes saltarem aos olhos em sua plenitude. O tratamento visual em preto e branco foi cuidadosamente elaborado “para que apenas a arquitetura prevalecesse”, nas palavras de Torres.

(Divulgação/CASACOR)

COLOR ME: revela um colorista corajoso, que sempre soube fazer uso das paletas sem extravagâncias ou alegorias. O conteúdo sai da monumentalidade da arquitetura, apresentada no primeiro volume, para adentrar os interiores projetados com personalidade e referências das mais ricas e variadas. Desse modo, fica estabelecida que a cartela de cores acionada por Guilherme Torres orbita muito além do preto no branco, com espaço para amarelos, verdes, azuis, lilases e toda uma gama de matizes em seu universo particular.

(Divulgação/CASACOR)

BAD IDEAS: carrega no título o humor do arquiteto que sempre deixa a sisudez do lado de fora dos croquis. Aqui, ele revela seus processos criativos – que de uma forma geral, surgem de epifanias e intuições. Apenas neste caso, a organização temporal é ativada como ponto de partida para uma narrativa que compreende o desenvolvimento estético do profissional – que opera em escalas antagônicas, partindo desde o design de objetos até um edifício – para ele, “é apenas uma questão de escala”.

(Divulgação/CASACOR)

FICHA TÉCNICA GUILHERME TORRES WORKS – STRONGER COLLECTION


960 páginas, editora Acácia Cultural

The Endless Book (320 páginas); Color Me (320 páginas); Bad Ideas (320 páginas).

Publicidade