Continua após publicidade

FGMF ganha 2 prêmios no International Residential Architecture Awards 2022

Premiação celebra os melhores projetos residenciais do mundo e o escritório paulistano venceu com os projetos Casa Colina e Casa Bosque

Por Redação
Atualizado em 3 jan 2023, 09h12 - Publicado em 28 dez 2022, 15h00
Casa da Colina FGMF International Residential Architecture Awards 2022 jardim
Casa Colina, projeto de FGMF Arquitetos. (Fran Parente/CASACOR)

O escritório brasileiro FGMF está entre os vencedores do International Residential Architecture Awards (IRA) 2022. A premiação celebra os melhores projetos residenciais do mundo e entre os premiados, estão os projetos Casa Colina e Casa Bosque do trio de arquitetos brasileiros.

A premiação é organizada anualmente pela The Architecture Community, plataforma de premiações de arquitetura internacional e está na sua quarta edição. Neste ano foram selecionados projetos de mais de 30 escritórios de arquitetura, espalhados pelos cinco continentes.

Casa da Colina FGMF International Residential Architecture Awards 2022 jardim fachada
Casa Colina, projeto de FGMF Arquitetos. (Fran Parente/CASACOR)

Os projetos Casa Colina e Casa Bosque estão localizados em Porto Feliz (SP), e apresentam em comum uma abordagem de espaço única. A Casa Colina se ergue sobre uma topografia curvilínea que aproveita essa característica na sua arquitetura, resultando em uma casa coberta pela extensão do seu jardim para o andar superior.

Continua após a publicidade

“O uso de um ‘jardim suspenso’ acessível em rampa, que recobre o extenso programa da casa, a torna um espaço que é ao mesmo tempo muito integrado entre si e um pouco discreto do olhar externo, propiciando uma dinâmica de uso que vem ao encontro dos desejos dos moradores”, destaca Fernando Forte, um dos sócios do escritório.

Casa da bosque FGMF International Residential Architecture Awards 2022 jardim
(Fran Parente/CASACOR)

Já a Casa Bosque está rodeada pelas árvores originais do terreno. A incorporação da vegetação nativa no projeto arquitetônico brinda um refúgio e conforto para a casa que também incorpora peças de arte nacional no seu projeto.

Essas premiações se somam às outras conquistas internacionais de FGMF em 2022, que também ganhou prêmios como o Architizer, categoria Escritório do Ano para Américas do Sul e Central, pelo conjunto de sua obra, e o Dedalo Minosse, pelo Edifício Girassol.

Continua após a publicidade
Casa da Colina FGMF International Residential Architecture Awards 2022 sala jantar estar
Casa Colina, projeto do escritório FGMF. (Fran Parente/CASACOR)

“O objetivo sempre foi realizar uma arquitetura contemporânea, investigativa e inovadora, com atuação em todas as escalas e programas, do detalhe da residência ao plano urbanístico”, explica o arquiteto Lourenço Gimenes. “Essa pluralidade e a não especialização em um determinado tipo de programa nos ajuda a definir o DNA do escritório”, reforça Rodrigo Marcondes Ferraz.

Publicidade