Continua após publicidade

Feicon, Made e Bienal adiam seus eventos para 2021

Além delas, outros principais eventos do universo do morar, das artes e da construção civil optaram por cancelar seus eventos presenciais de 2020

Por Cristina Bava
Atualizado em 1 jul 2020, 15h10 - Publicado em 30 jun 2020, 15h23
(Reprodução/CASACOR)

Shows, espetáculos, campeonatos esportivos, feiras de negócios foram suspensos, adiados ou cancelados. São diversos eventos de todos os segmentos afetados pela crise humanitária e de saúde pública que varre o mundo. Com a recomendação de distanciamento social para combater a disseminação do novo Coronavírus não apenas o setor de eventos do universo da casa, das artes, do design e da arquitetura foram afetados. A crise afeta a todos.

Reunimos, abaixo, exposições, feiras e mostras, nacionais e internacionais, que deveriam acontecer esse ano mas que ocorrerão apenas em 2021.

Feicon Batimat – a Reed Exhibitions responsável pela organização da feira de construção civil e arquitetura, optou por adiar a 26ª edição. O comunicado publicado ontem afirma que diante da pandemia e dos seus impactos, o evento, inicialmente agendado para setembro de 2020, será realizado em 2021, de 20 a 23 de abril, no São Paulo Expo.

MADE – a Feira Internacional de Design Colecionável organizada por Waldick Jatobá, Bruno Simões e Élcio Gozzo também segue a mesma diretriz e cancela sua edição de 2020 diante do cenário imprevisível e pela preocupação em resguardar a saúde e a integridade de visitantes, expositores e parceiros, assim como responder de forma adequada aos impactos econômicos da pandemia, que afeta indiscriminadamente todos os setores da economia.

34ª Bienal de São Paulo – Diante dos desafios que o mundo enfrenta devido à pandemia de Covid-19, a Fundação Bienal de São Paulo, responsável pela Bienal de São Paulo anunciou, hoje, que a mostra coletiva será transferida para o período de 4 de setembro e 5 dezembro de 2021, no Pavilhão da Bienal.

Continua após a publicidade

Além da Feicon, da Made e da Bienal, listamos alguns dos principais eventos do segmento anteriormente cancelados.

Salão do Móvel de Milão – depois de ser adiado, logo no início da crise na Itália, de abril para junho em decorrência da pandemia, o maior evento de design do mundo acontecerá entre os dias 13 e 18 de abril de 2021, ano que celebrará os 60 anos de existência da feira.

Bienal de Arquitetura de Veneza – mesmo com o afrouxamento da quarentena na Itália e a retomada gradual das atividades no país, a Bienal de Veneza anunciou nesta segunda-feira, 18, que a 17ª edição de sua famosa Mostra Internacional de Arquitetura não ocorrerá este ano. O evento, inicialmente adiado para agosto pela pandemia, foi novamente reagendado, e só ocupará a cidade a partir de 22 de maio de 2021 Com a mudança, a Bienal de Artes, que tomava os anos ímpares, também teve de ser realocada, e acontecerá somente em 2022.

27º Congresso Mundial dos Arquitetos UIA2020RIO – a União Internacional dos Arquitetos (UIA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) entidades responsáveis pela realização do congresso comunicaram a postergação do encontro para 18 a 22 de julho de 2021. O evento, aconteceria pela primeira vez no Brasil entre os dias 19 a 23 de julho de 2020, no Rio de Janeiro.

SP-Arte: a maior feira de arte do Brasil mesmo com boa parte do investimento já feito, também foi cancelada em função da disseminação do novo Coronavírus. Ao todo, seriam 90 galerias do Brasil e 24 do exterior que deveriam revelar suas coleções em abril.

Continua após a publicidade

Art Basel – Além da Art Basel Hong Kong, que aconteceria de 17 a 20 de março, a tradicional feira de arte que ocorre em Basel, na Suíça cancelou sua edição de 2020. A feira, que já tinha sido adiada de junho para setembro deste ano, só regressará em junho de 2021. Os organizadores da feira, porém, transformaram o evento físico no “Online Viewing Rooms”, uma plataforma que possibilitou a visita e a venda de obras via site e pelo aplicativo da feira. A experiência mostrou como o cenário e o consumo da arte poderá mudar daqui para frente. A feira ficou inviabilizada com as quarentenas e as restrições aéreas, assim como outros eventos da área

Feira Internacional de Móveis Contemporâneos (ICFF) – o evento aconteceria entre os dias 17 e 20 de maio de 2020 no Javits Center em Nova York, também foi cancelado. Segundo declaração feita pela organização “a saúde e a segurança de nossa comunidade são da maior importância para nós. Após monitorar de perto o risco e o impacto da Covid-19 e também conversar longamente com membros da comunidade de design, a Feira Internacional de Móveis Contemporâneos foi oficialmente cancelada”.

Publicidade