Com exemplos de anfitriões do Airbnb, a paisagista Clariça Lima deu dicas de quais espécies se desenvolvem melhor em cada cômodo da casa
Atualizado em 18 fev 2020, 07:41 - Publicado em 21 set 2018, 15:54
Acomodação em São Bento, Portugal(Reprodução Airbnb/)
A mais exuberante das estações do ano acaba de chegar! Com flores, frutos e explosões de cores, não é à toa que a primavera seja a inspiração de tantos poetas, músicos e também sinônimo de renascimento, amor e alegria. A CASACOR conversou com a paisagista Clariça Lima – responsável pelo Coliving da CASACOR São Paulo 2018 – e também com o Airbnb para aproveitar esses meses especiais e encher a casa com natureza. Confira abaixo as dicas de plantas para embelezar cada cômodo do seu lar!
Geralmente o maior ambiente da casa, a sala é o local perfeito para folhagens espaçosas, como o filodembro angolano e a pleomele verde, ambas não precisam de grande incidência de luz. Se houver um local com um pouco mais de iluminação disponível, uma favorita da profissional é a pequena e delicada flor de cera.
Aqueles que têm uma varanda a disposição, possuem diversas formas de aproveitar a primavera. É possível montar um pequeno pomar de apartamento com limão siciliano, morangos, acerola e até jabuticabeira e oliveiras, desde que não haja muito vento. Clariça indica também uma alternativa ousada: trepadeiras do tipo jasmin estrela e jasmin do poeta ficam frondosas em locais com Sol. Para aqueles que gostam de palmeiras, a areca vermelha e palmeira laka possuem uma coloração vermelha única e vibrante.
É possível manter plantas dentro de quartos, desde que sejam espécies que não necessitam de tanta luminosidade ou que se desenvolvam em luz difusa. Clariça recomenda cactos, antúrios e, para aqueles que dispõe de espaço para vasos maiores e desejam uma flor perfumada, o lírio gigante (ou lírio da paz).