Continua após publicidade

Dia do Design: relembre peças de renomados designers na CASACOR 2018

Selecionamos alguns objetos que decoraram as mostras ao longo deste ano e fizemos ainda um breve perfil sobre cada um:

Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h47 - Publicado em 5 nov 2018, 17h16

Para nós da CASACOR, o dia 5 de novembro é muito especial. Hoje, comemora-se o dia do designer, instituído oficialmente em outubro de 1998. O motivo do dia 5 se deve à data de nascimento de Aloísio Magalhães, um dos mais importantes nomes do design brasileiro.

Nossas mostras, ao redor do Brasil e do mundo, não seriam tão bonitas se não fosse pelo trabalho destes profissionais, que se dedicam a criar peças únicas e icônicas. Abaixo, separamos algumas delas – e contamos um pouco mais sobre cada um desses designers.

Jader Almeida

Formado em arquitetura, Jader é conhecido por seu característico trabalho, que une a criatividade ao industrial, criando peças únicas. Com 14 anos de carreira, o profissional já assinou mais de 300 designs e reúne uma série de prêmios nacionais e internacionais. Jader é um dos principais responsáveis pelo destaque do design nacional no mercado. Neste ano, suas peças apareceram em diversos ambientes da CASACOR pelo Brasil, na galeria abaixo, selecionamos algumas delas.

Zanini de Zanine

Filho do arquiteto e designer José Zanine Caldas, Zanini de Zanine carrega mais do que o sobrenome de seu pai: o talento percorre suas veias da mesma forma. Criado para ser um designer de móveis, tem seu ateliê próprio, produzindo móveis e esculturas feitas com madeiras exóticas, muitas vezes recuperadas do trabalho arquitetônico do pai. Formado em desenho industrial, o profissional também tem uma extensa lista de prêmios nacionais e internacionais. A CASACOR não poderia deixar peças tão icônicas de lado. Confira-as, na galeria abaixo.

Continua após a publicidade

Sergio Rodrigues

Um dos maiores nomes do design brasileiro, Sergio Rodrigues é também uma referência na história do design do século XX: criou uma extensa variedade de peças, entre elas, a icônica Poltrona Mole. A identidade do design nacional foi idealizada por Sergio, que criou diversos modelos. Além de ter recebido prêmios importantes para o segmento, desde 1974 a Poltrona Mole integra a coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York. Uma peça tão icônica não poderia ficar de fora da CASACOR! Abaixo, separamos alguns ambientes que apostaram na poltrona para a composição do espaço.

Jorge Zalszupin

Nascido na Polônia, deixou seu país devido à destruição que a guerra causou. Refugiou-se na Romênia e, por lá, conquistou seu diploma em arquitetura. Zalszupin visitou o Brasil a fim de conhecer a arquitetura local, mas ficou após receber uma proposta de emprego. Em 1953, conquistou a cidadania brasileira e resolveu seguir a carreira solo. Sete anos depois, criou a Poltrona Dinamarquesa, um clássico, como a Cadeira Cubo. Na década de 1960, o mobiliário assinado marcava presença em quase todos os prédios públicos de Brasília. Assim como marcou na CASACOR:

Continua após a publicidade

Irmãos Campana

Uma senhora referência quando falamos sobre design brasileiro. Os trabalhos dos Irmãos Campana envolvem uma temática que discute questões do cotidiano e se afastam de tendências estrangeiras. Fernando e Humberto colocaram o Brasil no mapa do design mundial como referência em sustentabilidade: a coleção Desconfortáveis, apesar de não terem feito muito sucesso, solidificaram a carreira da dupla nacional e internacionalmente. Finalmente, em 1990, a mostra no Museu de Arte Moderna de Nova York prestigiou o trabalho dos dois. Na CASACOR, os irmãos foram lembrados.

 

Publicidade