A arquiteta e designer franco-iraniana é conhecida por sua paleta de cores vibrantes e por resgatar elementos ancestrais de sua cultura natal
Atualizado em 12 jan 2023, 17:32 - Publicado em 13 jan 2023, 16:00
A arquiteta franco-iraniana India Mahdavi.(Alex Crétey Systermans/CASACOR)
Ambiente criado para a segunda edição do Project Room, em Paris, em 2020. Aqui, a arquiteta buscou reunir designers consagrados e emergentes em uma homenagem ao outono, no projeto intitulado Feuille D'Automne. Destacam-se As cadeiras antropomórficas de vime de Chris Wolston, as cortinas de retalhos da Crafties, o lustre Clover e as cadeiras autorais assinadas pela própria India Mahdavi e a mesa de cerâmica quadriculada de Maximilien Pellet concebida especialmente para a Project Room.
Chez Nina é um clube privado criado por India Mahdavi em Milão para Nina Yashar, fundadora da Galeria Nilufar. No espaço, banquetas de veludo colorido e mesas de vitrais desenhadas exclusivamente para o espaço contrastam com um mural de paisagens geométricas de seda produzido por Gournay. Destacam-se também as poltronas Gio Ponti, os pufes de Martino Gamer e a luminária de Lelli.
Para construir um ambiente que ecoasse as obras de Yinka penduradas nas paredes do The Gallery Sketch, um restaurante em Londres, India Mahdavi colaborou com artesãos da África, como a senegalesa Aissa Dione, para enfatizar as texturas e os padrões das obras. O francês Pierre Frey e o italiano Rubelli também colaboraram na criação de tecidos. As luminárias de parede – feitas à mão – foram produzidas por Inès Bressand, que trabalha com tecelões em Gana. Já o papel de parede, vibrante e brilhante, foi feito em colaboração com Gournay.
O restaurante Makato reabriu as portas em Bal Harbour, em Miami, com reforma comandada por India Mahdavi. O espaço, que reúne a brasserie francesa, o restaurante japonês e o dinner americano – tudo sob o mesmo teto – ganhou um esquema de cores suave e acolhedor de coral, açafrão e sândalo, que transmitem a sensação de pôr-do-sol.