Donna luminária portátil design tecnologia praticidade Studio Interlight - Marcelo Kahn / CASACOR
Você já ouviu falar do conceito de
mobile lighting? Assim como o nome diz, a ideia é unir a tecnologia de iluminação com a praticidade da mobilidade, sem deixar de lado a preocupação com um design funcional e elegante. A tendência chega ao Brasil pela
Studio Interlight, que une todos esses conceitos na luminária Donna - a peça, inclusive, foi destaque no
Restaurante 00:00, projeto de Ricardo Abreu para a
CASACOR SP 2022.
“Donna nasceu para iluminar uma conversa noturna no jardim, uma caminhada pela casa, proporcionar luz pontual e eficiente para uma leitura”, explica
David Aloi, diretor de marketing e conselheiro do Studio Interlight de Design. Não por menos, seu design é inspirado em um lampião aceso, formato que resgata os aspectos afetivos da iluminação, algo que talvez as atuais gerações ainda não tenham experimentado.
E já está disponível para a venda no site oficial da Interlight.Donna luminária portátil design tecnologia praticidade Studio Interlight - Divulgação / CASACOR
A luminária de mesa não possui cabos e tem peso reduzido - o que torna seu desenho mais clean e permite que a peça possa ser transportada acesa.
A bateria recarregável é dotada de uma autonomia de até 64 horas com os leds acesos e a luz indireta é acionada por meio de um simples toque, disponível em três níveis de intensidade. Sua estrutura é feita de alumínio e está disponível em seis acabamentos: branco, cinza, preto, vermelho, azul, verde, ocre, marrom e cru.
Pensando na luz como elemento de design, o Estúdio Interlight teve como referência a estética do
chiaroscuro na concepção da Donna: muito presente nas pinturas renascentistas, a expressividade contrastante entre a luz e a sombra imprime uma atmosfera dramática no ambiente, estimulando efeitos sensoriais.
Donna luminária portátil design tecnologia praticidade Studio Interlight - Divulgação / CASACOR
“Ao redor de uma fogueira, de uma vela ou de um lampião, nos desligamos dos distratores da vida moderna. Quando envolvidos na atmosfera de altos contrastes da luz, nossas relações se tornam muito mais profundas e emotivas”, afirma
Ricardo Paiva, analista de mercado do Estúdio Interlight.
CASACOR e prêmios de design
Os diferenciais da Donna foram aprovados pelos visitantes do Restaurante 00:00, projeto de Ricardo Abreu para a CASACOR SP 2022 com operação do grupo MYK - diversas luminárias foram espalhadas sobre as mesas e no balcão do bar.
Donna luminária portátil design tecnologia praticidade Studio Interlight - Marcelo Kahn / CASACOR
“Foi impressionante observar o comportamento dos frequentadores em relação ao controle da luz, é interessante ver como as pessoas gostam de determinar a atmosfera que ilumina suas conversas”, diz
Juliana Cogo, diretora de marketing do Grupo Myk que acompanhou de perto as interações com a luminária. “Os visitantes ficaram encantados e nos fizeram uma série de perguntas sobre o transporte, carregamento e funcionamento da peça”, complementa.
Donna luminária portátil design tecnologia praticidade Studio Interlight - Marcelo Kahn / CASACOR
Paralelo ao sucesso na CASACOR,
Donna já foi consagrada em premiações nacionais e internacionais. Em julho de 2022, ganhou o
Prêmio Abilux de Design 2022: avaliada por um comitê de notáveis da indústria do design e da arquitetura, conquistou o primeiro lugar considerando os critérios de estética, conforto lumínico, sustentabilidade e mobilidade.
Também recebeu Ouro na categoria Design de Produto na 9ª edição do
Prêmio Bornancini de Design, uma iniciativa da Associação dos Profissionais de Design do Rio Grande do Sul (Apdesign). O mundialmente concorrido
LIT Awards elegeu a Donna como a melhor Luminária Portátil entre os mais de 350 modelos inscritos por renomados designers.
Donna luminária portátil design tecnologia praticidade Studio Interlight - Marcelo Kahn / CASACOR
“Ter atendido uma demanda latente com apelos de modernidade, mobilidade e
emotional design fez a Donna, uma luminária recém-lançada, já alcançar três premiações, além de boas indicações de prêmios inclusive internacionais. E o mais importante: ter conquistado os olhos de renomados arquitetos e designers de todo o país”, finaliza David.