Conheça San Diego e Tijuana, as cidades divisoras da fronteira entre Estados Unidos e México que receberam o título de capitais mundiais do design 2024
Atualizado em 07 mai 2024, 16:09 - Publicado em 08 mai 2024, 09:00
Tijuana e San Diego são as Capitais Mundiais do Design 2024 (Divulgação/CASACOR)
1/0 - Arco monumental de Tijuana
2/0 - Fronteira San Diego-Tijuana, que marca a divisão entre México e Estados Unidos
3/0 - Festival de Rua em Tijuana
4/0 - Rady Shell, no Jacobs Park, localizado na Bahia de San Diego
5/0 - San Diego, na Califórnia
6/0 - Centro Cultural de Tijuana, projetado por Pedro Ramírez Vázquez e Manuel Rosen
Ao contrário do que muitos pensam, o título de Capital do Design não é um reconhecimento de um projeto de design já existente na cidade. Na verdade, a premiação diz respeito ao potencial da capital escolhida de gerar impacto com o programa, por meio do design. A cidade é eleita um ano antes de se tornar a Capital Mundial do Design e, nesse entretempo, ela se prepara para receber o título a partir da organização de eventos como encontros públicos, conferências, cúpulas de políticas e workshops.
Ver essa foto no Instagram
A programação de San Diego e Tijuana envolve a reconstrução do Parque Friendship, área atualmente fechada na fronteira para projetos comunitários, e a execução de uma Olimpíada de Design para buscar soluções para o problema da falta de moradia. Durante todos os 366 dias de 2024, as cidades convidam a população a viver o design se engajando nas atividades propostas. Nesta primeira semana de maio, as cidades organizaram o World Design Festival, uma experiência de imersão no trabalho de mais de 300 designers, preenchida por palestras e instalações interativas.