Continua após publicidade

Desafio Janelas CASACOR chega à última semana

Até domingo, 20 de dezembro, público pode visitar os ambientes de Arthur Guimarães e Beatriz Quinelato no D&D Shopping

Por Redação
Atualizado em 17 dez 2020, 13h44 - Publicado em 17 dez 2020, 12h20
Suíte com cama de casal em primeiro plano, mesa de trabalho e banheiro ao fundo
(Rafael Bem/CASACOR)

O Projeto Janelas CASACOR chega a sua última semana de exibição com novos ambientes no D&D Shopping do Desafio Janelas CASACOR, no qual, a cada semana, um dos dois contêineres instalados no endereço foi completamente transformado. Foram escolhidos para participar 6 profissionais, que encararam a tarefa de executar, em 4 dias, um projeto completo.

Living com mesa verde e sofá laranja. Muitas plantas ao redor
(Victor Eleutério/CASACOR)

Encerrando a programação, que segue até domingo, dia 20 de dezembro, Arthur Guimarães apresenta a Suíte Eigen e Beatriz Quinelato traz um ambiente batizado de Escute o Verde.

Continua após a publicidade
Quadro composto por linhas coloridas sobre parede de madeira clara
(Rafael Bem/CASACOR)

O nome do ambiente de Arthur Guimarães – Suíte Eigen – vem da palavra alemã Eigenlicht, que significa luz intrínseca e se refere à interferência visual que enxergamos quando mantemos nossos olhos fechados. A intensidade do cinza pode variar levemente para cada pessoa, adaptando-se a cada contexto. E é essa cor que predomina o espaço, criando uma monocromia quebrada somente por obras de arte e objetos decorativos em locais pontuais. No mobiliário, móveis de design italiano, como a icônica cadeira Papilio de Naoto Fukasawa, se mesclam com peças desenhadas pelo próprio arquiteto.

Imagem do home office com sofá laranja e mesa verde
(Victor Eleutério/CASACOR)

As diferentes fases pelas quais as pessoas passaram ao longo do isolamento social inspiraram Beatriz Quinelato no processo criativo do Escute o Verde: para retratar o período em que a vida se resumiu a uma mesa de trabalho e um sofá de onde se via séries e filmes, a profissional criou um home office e uma sala de estar.

Travesseiro verde escuro com as palavras "escuta o verde" bordadas
(Victor Eleutério/CASACOR)

O processo de autodescobrimento que muitos passaram durante a quarentena é representado pelo espelho. Por fim, a necessidade de contato com o mundo exterior aparece nas diversas plantas espalhadas por todo o espaço. Para criar essa pequena selva dentro e fora do contêiner, a arquiteta optou por usar uma vegetação tropical com espécies exuberantes. A natureza ganha tamanho protagonismo que há somente quatro peças de mobiliário: sofá, cabideiro/espelho, mesa e cadeira.

Continua após a publicidade
Mesa de pedra natural com cadeira cinza. Garrafas de vinho e taças em cima dela
(Rafael Bem/CASACOR)

Para ver os ambientes pessoalmente, com todas as medidas de segurança sanitária e distanciamento social, é só visitar o D&D Shopping (Av. das Nações Unidas, 12555). É possível conhecer todos os detalhes destes e de todos os ambientes do projeto Janelas CASACOR pelo hotsite.

Sobre o Janelas CASACOR

 

Montagem de 4 imagens: bancada da Cozinha comunitária, mesa e cadeira da Caixa de Histórias, obras de arte na Galeria Fazendinhando, mesa e pufes do Atelier
(Reprodução/CASACOR)

O Janelas CASACOR, exposição que tem apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo e da Farah Service, ocupa a cidade de São Paulo até este final de semana em pontos como a Praça Cidade de Milão (Jardim Luzitânia), Praça Vinícius de Moraes (Morumbi), Praça Panamericana (Alto de Pinheiros), na Ciclovia da Estação Pinheiros, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva e na Rua Estados Unidos (Jardim América), Shopping D&D (Brooklin Novo), Shopping Anália Franco (Tatuapé), Shopping Lar Center (Vila Guilherme), Jardim Colombo, Cidade Tiradentes e Brasilândia .

O projeto foi concebido pela CASACOR, a mais completa mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, como uma resposta à pandemia, trazendo um novo formato e uma nova forma de levar o trabalho da marca a um público maior, de maneira segura, acessível e principalmente democrática, contemplando bairros de norte a sul e de leste a oeste da capital paulista.

Continua após a publicidade

Janelas CASACOR é uma iniciativa democrática, presente nas áreas centrais e periféricas das metrópoles de várias cidades brasileiras, que dá continuidade ao compromisso de responsabilidade social e sustentabilidade da CASACOR. Os ambientes criados para o projeto podem ser vistos de duas formas, totalmente gratuitas: pessoalmente – cumprindo as regras de saúde, segurança e distanciamento social – ou com visitas virtuais no site oficial da CASACOR, guiadas pelo autor de cada projeto.

Em São Paulo, a exibição vai até 20 de dezembro, mostrando o que mudou em nossos lares com o novo Coronavírus e quais são nossas novas necessidades e anseios, num exercício criativo e de reflexão, com o objetivo de tornar tangíveis, conceitos e ideias de quem pensa a casa, transformando tudo isso em soluções para nossas angústias, traduzindo a casa dos novos tempos em ambientes criados por grandes nomes do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo.

Para conhecer mais projetos da edição São Paulo e também de outras cidades basta acessar o hotsite: https://janelascasacor.com !

Continua após a publicidade
Publicidade