Elas são a prova de que o morar está mais diverso – e de que as áreas de estar evoluíram para alcançar outros ambientes da casa. Confira!
Atualizado em 21 de ago. de 2023, 14:45 - Publicado em 21 de ago. de 2023, 13:46
Pedro Lázaro Arquitetura - Sala da Lareira e Varanda. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2023.(Jomar Bragança/)
01/09 - Gislene Lopes - Apartamento Casa Ferolla. O projeto apresenta linhas contemporâneas e limpas, com formas orgânicas inspiradas em detalhes do dia a dia. Sua paleta de cores claras cria uma sensação de calma, enquanto os revestimentos lisos e texturizados adicionam interesse visual. A sala ampla se conecta à cozinha e varanda gourmet, com cômodos de apoio. O mobiliário segue as linhas elegantes e orgânicas. A suíte 01 mistura espontaneidade e charme, enquanto o escritório combina seriedade com conforto e modernidade. A suíte master evoca brandura e romantismo, oferecendo um refúgio relaxante após um dia cheio. (Jomar Bragança)
02/09 - Laura Carvalho - Hera uma vez. Memórias e celebrações. Uma atmosfera de fantasia permeia o ambiente. Dos croquis inspirados no álbum de fotografias, da sutileza dos fragmentos que se completam no espelho dos Irmãos Campana, ao espaço curvo, propício à boa conversa, com parede roxa e janelas pintadas de verde. Um recamier que se veste de alegria, uma estante que brinca com a contemporaneidade. Um brinde ao lúdico e às boas inspirações. (Osvaldo Castro)
03/09 - Life projects (José Lourenço e Marina Figueiredo) - Lobby Essência. Compreendendo bilheteria, lobby e o espaço Audi, o ambiente é uma ode à arquitetura. A proposta principal é exaltar a beleza dos materiais em sua forma mais bruta. Sem espaço para o sintético e o artificial, o projeto explora a autenticidade, a organicidade e a crueza das matérias como elas são. Seguindo a linha essencialista, todas as escolhas feitas para o projeto visam a máxima redução de resíduos ao final da obra, um viés que traz à tona a reflexão sobre a sustentabilidade. Uma dessas escolhas, que demarca a fluidez e a leveza do espaço, são os ecotecidos que pendem do teto, se contrapondo à dureza do concreto. A paleta de cores destaca escolhas neutras. (NY18)
04/09 - Luciana Garcia - ÓCIO & OFÍCIO. O nome já dá pistas sobre o ambiente, que pode funcionar como um home-office, mas não se caracteriza somente com esse perfil. O conceito partiu da ideia de encontrar um canto da casa onde fosse possível pensar, refletir e, claro, trabalhar. Internamente ele é envelopado pela madeira, com piso de lajota e teto de cimento cru e a parte externa foi pensada para os momentos de pausa. (Daniel Mansur)
05/09 - Manuela Senna - Varanda “Sementes Casa Ferolla”. Uma varanda para encontros descontraídos ao redor da mesa, tendo a arte de cozinhar como centro da proposta. A escolha das cores, a luminosidade do espaço e os materiais que o revestem criam uma atmostera de bem-estar que, ao chegar, perde-se a vontade de sair dali. O mobiliário é assinado por Jader Almeida e Bruno de Carvalho, obras de arte e poema de Claudia Schroeder e Heloísa Crocco e paisagismo de Flávia D'Urso. (Jomar Bragança)
06/09 - NB Projetos - Home Office Voktum. Para esta edição, Juliana Boechat e Patrícia Nicácio, do NB Projetos, desenvolveram um home office com escolhas refinadas, acolhedoras e atemporais. Um painel de MDF Pau-Ferro surpreende pelo aspecto de biombo, dando a impressão que está solto da parede. O ambiente foi contornado com a técnica de ripado nos quatro cantos, como se o painel fosse se desenrolando por todo o espaço em forma de ondas. A seleção do mobiliário foi pensada para agregar estética e conforto ao mesmo tempo. (Daniel Mansur)
07/09 - Pedro Lázaro Arquitetura - Sala da Lareira e Varanda. As diretrizes do projeto foram por manter e restaurar todos os elementos originais que somam na arquitetura do icônico casarão e, ao mesmo tempo, gerar uma atmosfera envolvente e contemporânea. Ela se revela em um espaço multifuncional, orgânico e flexível, dedicado ao bem viver, onde corpo e morada se encontram cercados por intimidade, memórias e pela representatividade da personalidade de um possível usuário. (Jomar Bragança)
08/09 - Renata Machado e André Magalhães Arquitetura e Design - Sala e lavabo do apartamento. A ideia de refúgio urbano em contraposição ao frenesi do dia a dia está traduzida principalmente na presença marcante das formas orgânicas e na escolha de uma paleta de cores suaves que transmite fluidez e serenidade. Um ambiente interativo que utiliza a tecnologia a favor da praticidade. Parte do revestimento é em travertino, trabalhado tanto na pedra lisa como ranhurada, presente no lavabo, com mesmo conceito orgânico, na adega e no bar. (Divulgação)
09/09 - Studio44 - Galeria de Arte e Varanda. Dividido em duas atmosferas distintas, porém complementares, a edificação contemporânea apresenta uma linguagem moderna e funcional, abrigando uma galeria versátil e atemporal que receberá exposições ao longo da mostra. Por outro lado, a edificação histórica, tombada pelo patrimônio, preserva as características originais da arquitetura, destacando-se por uma varanda coberta com espaço de conversação, conectada a uma área descoberta com banco e jabuticabeira, integradas por uma longa pérgola metálica. (Jomar Bragança)