Toninho Noronha assina esta clássica townhouse em Londres
Arquiteto do elenco de CASACOR viajou quatro vezes para a Inglaterra para acompanhar o projeto
Por Redação
Atualizado em 20 abr 2021, 09:43 - Publicado em 31 mar 2021, 11:37
05 min de leitura
(Patrick Butler Madden/CASACOR)
Tocar uma reforma na mesma cidade do imóvel já é complicado. Imagine idealizar um quebra-quebra em Londres estando aqui no Brasil. Foi o que aconteceu com o arquiteto Toninho Noronha nesta casa de 234 m², localizada no bairro de Chelsea. Habitada por um casal com bebê, que vive na Inglaterra há alguns anos, a casa típica britânica precisava de reformulação total. Driblar questões da região, como a pouca incidência de luz natural, foi um dos pontos de partida do profissional – ele viajou quatro vezes a Londres, no período de um ano, para ver o andamento do trabalho. Outro aspecto do projeto foi preservar a identidade original da construção – a lei londrina proíbe mudança na fachada. "Pintamos a porta de vermelho apenas", conta Toninho.
Como as townhouses londrinas se caracterizam pela verticalidade, as áreas foram setorizadas de forma diferente da planta original: o pavimento térreo ficou com a parte social e o subsolo abriga a parte de serviços, jantar e cozinha. As suítes do casal e bebê ficam no primeiro pavimento e o andar acima ficou reservado para a área de hóspedes e deck externo.
Devido a distância da obra e as particularidades da legislação inglesa para construção, um outro escritório foi contratado, responsável por acompanhar o dia-a-dia da obra e fazer a compatibilização dos projetos, ajudando também em encontrar soluções de acabamento similares às propostas aqui no Brasil.
A decoração mescla diversos estilos: a cultura londrina e a arquitetura da edificação contribuem para os elementos clássicos. Mas há também toques contemporâneos, principalmente em objetos de decoração.
Localizada no subsolo, a sala de jantar fica ao lado da escada - aqui, a área debaixo dos degraus foi muito bem aproveitada com o projeto de marcenaria. Gavetas guardam talheres, louças e roupas de mesa. O projeto dos armários foi todo detalhado pelo arquiteto e executado por fornecedores locais. Leia também: