Eles podem ser a peça que falta na sua decoração. Com inovadores modos de confecção, os tapetes transformaram o visual de 56 ambientes da CASACOR 2024
Atualizado em 06 ago 2024, 10:51 - Publicado em 06 ago 2024, 08:00
SALA2 Arquitetura - Casa Urucum. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.(Bia Nauiack/)
1/1 - Paulo Azevedo - Cabana do Lago. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
2/1 - José Roberto Moreira do Valle - Loft do Jovem Executivo. Contemporâneo e clássico se revezam neste loft de 113 m². A paleta neutra caminha entre preto, beges e terrosos, sugerindo uma atmosfera serena. Peças de mobiliário modernas contrastam com escolhas que carregam o peso da tradição, tais como a cômoda bombê (de madeira e formas curvilíneas) e o lustre de cristais. O clima acolhedor ganha reforço com o mosaico na parede e os painéis amadeirados que revestem o espaço – e serão posteriormente reutilizados, compromisso de sustentabilidade.
3/1 - Cacau Ribeiro Interiores - Nosso Próprio Tempo. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
4/1 - Natan Gil Arquitetura - Casa do Silêncio Peugeot. Numa era que produz um volume e um fluxo tão grandes de informações, aos quais todos estamos expostos, ofertar silêncio é algo valioso. Ao combinar a paleta de tons neutros com o design minimalista do mobiliário – sofá, poltronas, cadeiras, cama e o espelho escultural foram desenvolvidos especialmente pelo próprio escritório para a mostra –, a intenção de promover uma experiência multissensorial fica mais nítida. O espaço de 142 m² conta ainda com uma instalação artística suspensa: assinada pelo arquiteto, a grande esfera de inox reflete o verde do jardim ao lado, abrigo do modelo elétrico da Peugeot.
5/1 - Angela Chinasso e Carlos Reichmann - Living. As residências da década de 1970 inspiram este living, marcado por papel de parede metalizado, móveis de garimpo e grandes pinturas. A composição impacta não somente pela estética, mas também pela narrativa, uma vez que os arquitetos defendem que a decoração deve ser aconchegante e expressiva. “Precisamos contar histórias para que as pessoas se sintam pertencentes àquele lugar, seja por meio de memórias afetivas ou não”, afirma a dupla. A proposta do ambiente é ir contra a tendência mundial de descaracterização do morar, que na busca infinita por funcionalidade, tem sua verdadeira essência anulada. Para os profissionais, uma casa precisa abraçar os moradores e exalar suas personalidades.
6/1 - Weiss Arquitetura - Galeria Essere. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
7/1 - Rodolfo Consoli - Home Office. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
8/1 - Carol Miluzzi Arquitetura - Casa Legado. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
9/1 - Ana Weege - Estúdio Âmago. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
10/1 - Barbara Dundes - Casa Tao. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
11/1 - NJ+ | Nildo José - Casa LG. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
12/1 - Leo Shehtman Arquitetura e Design - Dell Anno Global Living. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
13/1 - Gabriel Fernandes - Casa Veredas Simonetto. Despertar reminiscências do imaginário rural é o intuito desta casa de 120 m², que homenageia a vida caipira. O hall de entrada se conecta ao ato de costurar por meio da obra-instalação A Costura do Erro, de Adrianna Eu; o fogão é a lenha; e um oratório na saída lembra a importância de agradecer. Desafio técnico do projeto, a estante que viaja até o forro abriga blocos modelados por mulheres atendidas pelo Instituto Maria do Barro, de Brasília. Cada tijolo contido nos nichos representa a maneira como sua autora enxerga a casa. Atrás do sofá, mais uma joia: o painel montado com um antigo piso cerâmico de Francisco Brennand.
14/1 - SALA2 Arquitetura - Casa Urucum. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
15/1 - Fernanda Rubatino - Home Cine Noir. Peças duradouras e atemporais que atravessam gerações concretizam o tema De Presente, o Agora neste home cinema de 80 m². Aqui, a grande estrela é a tela de 163”, que, junto das bancadas de inox, invoca um futuro high-tech. Poltronas estofadas com couro berinjela e mesas de centro de quartzito levigado sobressaem no mobiliário. Desenhada pela arquiteta, a tapeçaria de 5 m em formato orgânico emprega ráfia e folhas de bananeira. Fibras naturais também aparecem nas estruturas circulares pendentes entre os equipamentos de ar condicionado.
16/1 - Laura Rocha - Living Piano Casa Cosentino. Em meio à agitação da vida urbana, os 156 m² com lounge, cozinha, bar e jardim de inverno estimulam a relaxar e apreciar uma pausa. Em ocasiões especiais durante a mostra, a trilha sonora virá da música tocada ao piano da centenária marca americana Steinway. Ao seu redor, vários modelos dos revestimentos Dekton e Silestone, da Cosentino, aparecem nos pisos, nas paredes e em peças de mobiliário. Lançamento no Brasil, o padrão Khalo reveste as bancadas e a ilha. Um painel de linho, no qual uma paisagem foi pintada à mão, complementa o paisagismo assinado por Alex Hanazaki.
17/1 - Yazmin Venegas Aguad - A mi manera. Projeto da CASACOR Peru 2024.
18/1 - Daniela Funari Arquitetura - Ambiente Solos. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
19/1 - Bruno Moraes - Acalanto e Encontros. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
20/1 - Bruno Colle - Lounge Gourmet. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
21/1 - Fernanda Marques Arquitetura - Terrae Brasilis Hunter Douglas. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
22/1 - Adriana Valle e Patricia Carvalho - Suíte do Casal. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
23/1 - Suelen Fuchs e Thaís Correa - Estar no Jardim. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
24/1 - Bruna Varhau - Joalheria. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
25/1 - Maria Alice Crippa e Gustavo Assis - Morada Mar. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
26/1 - José Ribeiro - Casa Jóya. Projeto da CASACOR Piauí 2024.
27/1 - Rafael Rodrigues - Varanda. Projeto da CASACOR Piauí 2024.
28/1 - Mauro Lopes + Gualberto Júnior Arquitetura - Home Theater e Adega. Projeto da CASACOR Piauí 2024.
29/1 - Luise Deschamps e Francieli Deschamps - RDO Um legado em construção. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
30/1 - Vangii Guerra - Living Bontempo. Projeto da CASACOR Piauí 2024.
31/1 -
32/1 - Alejandra Iriarte - Glamping de la Arquitecta. Projeto da CASACOR Bolívia 2024.
33/1 - Na Casa Coral - Lugar de Afeto, assinada por Paola Ribeiro, tons de azuis e verdes são destaque.
34/1 - Clécio Lourenço e Gervásio Milaneze apresentam o Living 10, uma ode ao charme de um clube social refinado. Este ambiente foi concebido para um morador que valoriza a leitura e momentos de relaxamento em encontros sociais, proporcionando uma atmosfera acolhedora e sofisticada. O espaço é adornado com uma rica coleção de obras de arte e objetos colecionáveis, incluindo esculturas exclusivas assinadas pelos próprios designers, além de contar com a presença de pedras ornamentais brasileiras e mobiliário de renomados designers como Jader Almeida, Lucas Recchia, Ronald Sasson, Simone Coste e Studio Sette.
35/1 - Acalanto e Encontro, por Bruno Moraes na CASACOR São Paulo 2024.
36/1 - Jordana Battisti Arquitetura e Gestão - Café Bistrô Chá Da Alice. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
37/1 - Daniela Schmitt e Isabela Gilli Moritz - Pausa para o presente. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
38/1 - Studio Cast Interiores | Rafaela Pereira - Bossa Nossa. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
39/1 - LCY Concept + Laccy Silva - Ancestral Pub. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
40/1 - Fernanda Abras e Luisa Janot - Copa Recortes. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024.
41/1 - Studio Juliana Laurindo - Jardim Sensorial. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
42/1 - Loft del Peatón - Victor Gamarra - CASACOR Peru 2024.
43/1 - Marcelo Alvarenga, Juliana Figueiró - Suíte do Amor. É possível a arquitetura estimular e provocar as relações? Com sensualidade e pitadas sugestivas, este projeto do escritório Play Arquitetura e Design explora várias possibilidades para instigar as relações amorosas. Da cama gigante às peças que inspiram fetiches, passando pela textura de veludo e luzes, tudo evoca a uma arte provocadora.
44/1 - Paulo Augusto e Sarah Floresta - Balsa Arquitetura - Bar de Vidro. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2024.
45/1 - O arquiteto Rodrigo Peixoto, estreante na mostra, assina o Hall de Entrada e Bilheteria da CASACOR Goiás 2024. O ambiente se destaca pela combinação de madeira, elementos cimentícios e iluminação suave, com um mix de texturas e elementos que já são a marca registrada do profissional. A marcenaria garante a sustentabilidade do projeto. Tons neutros e terrosos trazem sofisticação, modernidade e acolhimento para o espaço.
46/1 - Letícia Januzzi - Estar Hygge. Convivência e aconchego, duas palavras que definem bem o ambiente que integra estar com lareira e área de jantar para poucas pessoas, reforçando a pegada mais intimista. O travertino bruto na adega e bancada/bar, a madeira natural no piso e teto e a presença marcante da vegetação somam para humanizar e oferecer conforto. Nos detalhes, a paleta amena, o jogo de texturas e a arte exclusiva do carioca Felipe Lanzas.
47/1 - Mónica Prialé, Raúl Arróspide - Suite Familiar y Terraza del Hotel Boutique. Projeto da CASACOR Peru 2024.
48/1 - Flavia Ferrini - Suite Sensorial. Projeto da CASACOR Peru 2024.
49/1 - Carla Castro - Herencia. Projeto da CASACOR Peru 2024.
50/1 - Caroline Feldman y Kathy Cárdenas - Cocina con Sentido. Projeto da CASACOR Peru 2024.
51/1 - Johanna Dreyfus - El Estudio de la Interiorista. Projeto da CASACOR Peru 2024.
52/1 - Andrea Ruiz Caro Caipo - Salón de Música + Private Room. Projeto da CASACOR Peru 2024.
53/1 - Ana Márcia Moura, Juliana Soares e Suzana Costa - Estar Íntimo. Um encontro íntimo entre colonizador e colonizado. O espaço imersivo homenageia a riqueza cultural e histórica do Piauí e foi inspirado na obra “Carnaúba, Pedra e Barro”, do arquiteto e pesquisador piauiense Olavo Pereira da Silva, que registrou a arquitetura colonial, e no trabalho que o artista Gabriel Archanjo fez para o filme “Esperança Garcia”, registrando pessoas negras em lenços de tecido. Obras dos artistas piauienses Gabriel Arcanjo, Áureo Júnior, Júnior Brandão, Júlio de Paiva, Fátima Campos, Teresa do Carmo, Fátima Pereira da Silva, Fernando e Eduardo, além da Associação Grota compõem o espaço.
54/1 - A arquiteta e urbanista Sammea Vilarinho assina o Voir Goyazes, um bar inspirado na filosofia do Goyazes de valorizar o que é nosso e que reflete o céu do estado de Goiás. A escolha do azul para as paredes estabelece uma conexão profunda com o céu, ao passo que a incorporação da ardósia no piso tece um elo sentimental com tradições ancestrais. A disposição estratégica do mobiliário, centrada em um balcão elegante, promove um cenário de convívio e interação descompromissada. Assim, o ambiente emerge como um oásis, prometendo aos seus visitantes uma experiência exclusiva, íntima e acolhedora.
55/1 - Marcelo Salum - Duratex em As Rosas Falam. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
56/1 - Eduardo Bittar e Karla Bittar apresentam o Studio Terra Origem, espaço que se apresenta como um refúgio de serenidade e autenticidade. Os materiais cuidadosamente selecionados – madeira, tijolos naturais e texturas nas paredes e tetos – evocam uma conexão com o ambiente natural. O teto rebaixado na entrada do ambiente cria uma atmosfera intimista e acolhedora e, ao passo que o espaço avança, o pé-direito se expande, revelando uma transição sutil e elegante. Um forro curvo conduz os visitantes, que se sentem como se estivessem sendo envolvidos por um abraço caloroso da própria terra.