Em todo o Brasil e América Latina, a
CASACOR 2024 apresentou aos visitantes muitos ambientes
coloridos e cheios de vida. É interessante observar que um bom número de profissionais do elenco escolheram ousar e estimular o público a levar mais
cores aos seus projetos. De tons acesos aos sóbrios, não faltaram ideias de
paletas surpreendentes, que agradam diversos estilos. Confira, abaixo, uma seleção de sugestões de
cores para a casa e deixe seus ambientes mais coloridos!
Varanda vibrante
(Gabriela Daltro / CASACOR)
Júnior Ordoñez apostou em uma paleta ousada para compor seu ambiente na
CASACOR Sergipe. O
verde inspirado nos pampas e o
vinho, que remete às uvas, celebra as raízes brasileiras e o tropicalismo, além de resgatar a ancestralidade com elementos naturais e afetivos. Essa combinação é um bom exemplo de cores para a casa. Destaque para obras de J. Inácio, Jenner Augusto e Kennedy Bahia. O mobiliário criado por designers brasileiros destaca técnicas artesanais. Projetado para inspirar momentos de convivência e contemplação, o gazebo tem como objetivo promover uma conexão profunda com a
natureza.
Degradê de azuis
A arquiteta
Nat Coelho criou um degradê de azuis, com toques de verde, para valorizar a arquitetura do Hotel Othon Palace, sede da
CASACOR Bahia. A paleta trouxe uma atmosfera relaxante para o espaço de pé-direito alto, ideal para que o público pudesse apreciar a curadoria de arte. No ambiente, os artistas Mario Vasconcelos, Annia Rizia, Allan Silva e Almir Lemos exaltam a potência da cultura Afro Diaspórica com apresentação de trabalhos manuais de barro. Iuri Sarmento representa o barroco e sua ancestralidade portuguesa com a reinterpretação da porcelana, Bruna Gidi traz a narrativa das relações humanas por meio da sua série (EN)CENAS, com reflexões sobre o meio ambiente e contrastes sociais. Já Jorge Amaro mostra seus bambus coloridos, que nos conectam à natureza e ao primitivo e Alexandre Feliciano pinta Yemanjá.
Combinação inusitada
(Gabriela Daltro / CASACOR)
O lobby da
CASACOR Bahia ganhou uma combinação inusitada de cores:
azul e
laranja. O resultado é uma atmosfera de frescor e muita personalidade no projeto do arquiteto
Gregory Copello. A ideia do profissional foi unir tradição e contemporaneidade e ele fez isso por meio de cores terrosas e estampas que refletem as tendências atuais, criando um espaço acolhedor e inspirador. Outro detalhe interessante é que o piso original do Bahia Othon Palace, desenvolvido especialmente para o hotel na ocasião de sua inauguração pela oficina de Francisco Brennand, foi preservado.
Sutileza cromática
A personalidade da escritora Clarice Lispector foi o fio condutor para a criação deste espaço assinado pelo arquiteto
Nejaim Azevedo na
CASACOR Pernambuco. Forte e dramático, o
tom avermelhado do living faz referência à densidade e à intensidade poética de Clarice, que viveu durante a juventude em Recife. Para contrastar, o profissional apostou em móveis de madeira e estofados de tons claros.
Toque de vermelho
Um tom de vermelho queimado se destaca na
cozinha do loft criado pela arquiteta
Sabrina Lücke para a
CASACOR Santa Catarina | Itapema. Repare que essa mesma cor, que compõem a bancada e o
backsplash de pedra, se repete na
estampa geométrica do tapete. Trata-se de um espaço para vivenciar com qualidade e conforto os momentos cotidianos.
Sem medo de misturar
A arquiteta
Karolinna Venturi criou um
hall cheio de cores e texturas para a
CASACOR Paraná, onde predomina uma paleta de tons queimados, com
amarelo,
vermelho e
verde. O espaço relembra os arquitetos de antigamente, quando eles próprios desenvolviam mobiliário e outros itens dos projetos. Outra referência é a alta costura, em que tudo é feito sob medida e cada criação é exclusiva. Tendo a arte como protagonista, a composição é marcada pela explosão de cores e mistura de materiais.
Rosa e amarelo
(Renzo Rebagliati / CASACOR)
Enérgico e vibrante, com tons de
amarelo e
rosa, o projeto de
Ignacio Martínez Argüello para a
CASACOR Peru evoca o ritmo com que costumamos transitar pela vida. É como mergulhar num momento de contemplação para explorar as maravilhas do entorno e admirar a beleza. Nessa sinfonia de design, encontramos a harmonia entre o ritmo apressado da nossa existência e a apreciação serena do esplendor.
Laranja em tudo
(Marcel Suurmond / CASACOR)
De acordo com
Víctor Gamarra, que assina este projeto na
CASACOR Peru, a inspiração veio da facilidade de se adaptar às mudanças, compreender o ambiente, viver e valorizar o presente. Este espaço traz uma mistura de sensações como liberdade, calma e, acima de tudo, confiança, que se reflete em cores fortes e vibrantes, além de transparências e vegetação.
Cozinha verde
Este ambiente, criado pela designer de interiores
Cacau Ribeiro na
CASACOR São Paulo, foi inspirado em um estilo de vida leve, que visa aproveitar o melhor dos dias, recebendo amigos e viajando. “Valorizamos o conforto e o bom design. Os habitantes deste loft desejam viver rodeados de boas lembranças”, resume a designer. Além disso, a profissional apostou em uma paleta de cores suaves, com tons neutros e verdes, como o que colore os armários da
cozinha.
Paleta refrescante
Objetos antigos, que sugerem ser herança de família (pratos, bules, luminárias retrô, um dossel), e uma grande variedade de tecidos com releituras de estampas clássicas aportam memórias, raízes, referências de infância e sensação de acolhimento no espaço criado pela designer de interiores
Paola Ribeiro na
CASACOR São Paulo. Os ambientes ostentam a geometria das listras no teto, nos tecidos, tapetes,
luminárias e móveis, além de combinações de cores refrescantes, como a dupla azul e verde.
Atmosfera navy
No living com copa, assinado pela arquiteta
Ana Weege na
CASACOR São Paulo, a proposta é transcender o tempo. Destaque no projeto, a cozinha exibe uma paleta incomum, com paredes azuis, painéis vermelhos e armários marrons. Detalhes dourados em frisos e puxadores completam a proposta.