CASACOR
Decoração, Profissionais, Ambientes

CASACOR PR 2024: Arte e design se destacam neste Hall inspirado em Milão

A veterana Karolinna Venturi apresenta um hall repleto de cores e formas inspiradas em suas viagens a Milão, a capital do design

Por Chrys Hadrian

Atualizado em 21 jun 2024, 16:27 - Publicado em 22 jun 2024, 10:00

05 min de leitura
Karolinna Venturi - Hall da Casa. Este espaço do casarão rememora os arquitetos de antigamente, tempos em que eles próprios desenvolviam as peças de seus projetos, pois as opções eram escassas. Para o desenho do ambiente, a arquiteta se inspira na alta costura, em que tudo é feito sob medida e cada criação é exclusiva. Tendo a arte como protagonista, a composição é marcada pela explosão de cores e mistura de materiais. As peças desenhadas especialmente para o projeto são os destaques, tais como: estrutura do teto com vidros de murano, luminária confeccionada por ceramista, peça do aparador com aplicação de uma obra de artista local, estante garimpada em antiquário e banco de apoio revestido com tapetes.

Karolinna Venturi - Hall da Casa. Este espaço do casarão rememora os arquitetos de antigamente, tempos em que eles próprios desenvolviam as peças de seus projetos, pois as opções eram escassas. Para o desenho do ambiente, a arquiteta se inspira na alta costura, em que tudo é feito sob medida e cada criação é exclusiva. Tendo a arte como protagonista, a composição é marcada pela explosão de cores e mistura de materiais. As peças desenhadas especialmente para o projeto são os destaques, tais como: estrutura do teto com vidros de murano, luminária confeccionada por ceramista, peça do aparador com aplicação de uma obra de artista local, estante garimpada em antiquário e banco de apoio revestido com tapetes.(Eduardo Macarios/)

Na 30ª edição da CASACOR Paraná, Karolinna Venturi é a mente criativa por trás do Hall da Casa, um espaço de metragem pequena, porém com uma composição memorável.
Karolinna Venturi - Hall da Casa. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
(Eduardo Macarios / CASACOR)
Participando pela quarta vez da CASACOR, Venturi destaca suas colaborações com artistas renomados, como Cristina Odebrecht e Paolo Ridolfi. “Quisemos criar um espaço que encantasse aqueles que apreciam a arte e o design, valorizando a beleza única das peças artesanais”, explica a arquiteta.
Karolinna Venturi - Hall da Casa. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
(Eduardo Macarios / CASACOR)
A sustentabilidade é um ponto forte do projeto, refletida na escolha de materiais e na reutilização criativa de móveis antigos. “Utilizar peças de antiquário e reciclar mobiliário reafirma meu compromisso com o meio ambiente”, diz. Cada peça foi escolhida para aprimorar a experiência visual do espaço. As Bolas de Murano, suspensas no teto, trazem brilho e ludicidade, enquanto o Banco Estofado, feito com tapetes de Killim, combina tradição artesanal e design contemporâneo. O Aparador de Entrada, transformado em obra de arte por Paolo Ridolfi, adiciona profundidade histórica ao ambiente.
Karolinna Venturi - Hall da Casa. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
(Eduardo Macarios / CASACOR)
O piso de mármore Napoleão Bordô conecta todos os elementos do projeto com suas cores impactantes. A luminária de cerâmica de Cristina Odebrecht, com seu valor histórico e artístico, simboliza a união entre design e arte. O Livreiro, com uma carranca da África do Sul, traz uma dimensão cultural ancestral ao espaço.
A inspiração para o projeto veio das viagens de Karolinna a Milão, onde ela se atualizou sobre as tendências mais recentes. “Quis trazer um conceito único, combinando arte, tendências, trabalhos manuais e materiais exclusivos”, afirma.

SERVIÇO – CASACOR Paraná 2024


Onde: Rua Bispo Dom José, 2222 - Batel - Curitiba/PR Quando: de 04 de junho a 28 de julho de 2024 Horário bilheteria: Terça a sábado, das 14h às 22h Sábados e domingos, das 13h às 21h Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/parana-2024 Valores dos ingressos: R$ 90 – Inteira R$ 45 – Meia-entrada Compra de ingresso de meia-entrada: idoso a partir de 60 anos, estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento. Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13). A comprovação de meia-entrada será exigida na porta.