Influências europeias e brasileiras se misturam neste apê em São Paulo
Para atender o jovem executivo alemão, a arquiteta do elenco CASACOR utilizou influências europeias no projeto de 190 m² em São Paulo
Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 25 out 2024, 13:54 - Publicado em 28 out 2024, 18:00
08 min de leitura
(Salvador Cordaro/CASACOR)
Localizado no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, este apartamento foi idealizado para um jovem executivo alemão e sua namorada. O projeto, assinado pelo escritório Patricia Martinez Arquitetura - do elenco CASACOR SP -, mescla influências europeias e brasileiras no espaço de 190 m².
Com móveis assinados por grandes nomes do design brasileiro, o espaço foi pensado a partir de uma base material clara e sólida e da integração das áreas sociais, criando uma sensação de amplitude e leveza.
A área social foi planejada para ter todos os ambientes integrados. Na sala de televisão, logo na entrada do apartamento, a mistura de materiais e texturas se faz presente. O sofá e as almofadas, além de receberem um tecido confortável ao toque, criam um contraste com a paleta clara escolhida para o projeto.
A marcenaria planejada além de aquecer o ambiente, foi essencial para setorizar os espaços. O pilar que recebe a televisão e abriga objetos pessoais dos moradores divide a área social da íntima. A circulação é inteira revestida por painéis ripados, tanto nas paredes quanto no forro, mimetizando as portas de acesso aos ambientes internos.
A área do bar, situada entre a sala de televisão e o living, foi pensada especialmente para momentos de descontração dos moradores com a família e amigos e é composta por uma mesa com tampo redondo de madeira cumaru e base de concreto e quatro cadeiras de palha, que remetem a características do artesanato brasileiro. Encostado na parede, um carrinho com estrutura de aço preto atua como suporte para as bebidas.
No living, a antiga varanda foi nivelada e unificada com os outros ambientes, estabelecendo uma visão ampla e aproveitando bem a área disponível. A partir da composição de móveis assinados pelo designer brasileiro Jader Almeida, o escritório criou um ambiente minimalista, funcional e neutro, que valoriza a produção nacional.
Conectadas entre si, a cozinha e a sala de jantar reforçam a linguagem utilizada em todo o apartamento. A mesa de jantar, assinada por Jacqueline Terpins, por sua forma orgânica, torna-se o ponto de maior atenção do espaço.
A suíte do casal foi idealizada como um espaço de paz e tranquilidade. A cama, direcionada para as grandes janelas de vidro, além de ter vista privilegiada, recebe luz natural em abundância.
Para a área da cabeceira, foi escolhida uma peça de marcenaria que funciona como divisão entre o quarto e o closet. Ao lado da cama, foi criado um espaço de leitura com Poltrona e banco Pitu, de Aristeu Pires, e uma estante para os livros e objetos pessoais dos moradores.
Simples e elegante, o banheiro do casal segue os tons do quarto, revestido de porcelanato cinza e com armários de marcenaria em tons claros.
Já o segundo quarto, voltado para visitas, foi criado um espaço de home office com sofá-cama.