Não, nem todas as mães são iguais – e é isso o que provam esses 9 estilos de decoração. Qual deles tem mais a cara dela? Vote!
Atualizado em 12 mai 2023, 10:08 - Publicado em 14 mai 2023, 11:00
(Reprodução/CASACOR)
Ribeirão Preto Simone Pedreschi - Loft Essência Feminina. Sustentado por quatro pilares robustos, o espaço de 60 m² traz uma planta livre e integrada. Os móveis são sólidos e delicados, como nas mesas de apoio e na poltrona no tom rosa seco. Os detalhes em cobre e dourado não passam despercebidos, assim como o apelo sensorial do linho e do crochê.
Paola Ribeiro – Quarto do Casal. No dormitório que por anos abrigou a antiga proprietária da casa, a inspiração é feminina – todas as obras de arte são de mulheres. Há um pequeno espaço de trabalho, muitas estantes que aproveitam os armários originais e uma privilegiada vista para os jardins. O mobiliário contemporâneo (em parte assinado por Paola em parceria com Maria Cândida Machado) contrasta com os ricos detalhes arquitetônicos da residência e ajuda a criar um estilo casual chic.
Varanda do Casal, por Anna Luiza Rothier /
Cozinha Alecrim. Bernardo Gaudi-Ley e Tania Braida - CASACOR Rio de Janeiro 2018
Paula Neder e Coletivo PN+ - Espaço Prosa. Um ambiente leve e confortável, que convida, recebe e abriga. Um ponto de encontro para múltiplas formas de troca. O mobiliário prioriza móveis soltos que trazem flexibilidade no uso do espaço, com destaque para a estante reeditada de Bernardo Figueiredo. Já os acabamentos seguem a linha natural, com cores neutras, objetos artesanais, madeira, fibras e um certo ar de imperfeição. A cor aparece com tudo na copa, criada num ambiente antes fechado da casa, e no mural artístico do Coletivo Muda.
Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi.
Cloud Nine de Gabriel Bordin para a CASACOR Santa Catarina 2019.
UP3 Arquitetura – Casa UP. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2021.
Estúdio Elã. Toca Arquitetura - CASACOR Rio de Janeiro 2019
Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores - Casa Elos. CASACOR Ribeirão Preto 2021.
Christiane Boris - Estar - Lugar de Reencontro.
Adriana Valle e Patricia Carvalho - Jardim de Inverno. Um estar destinado aos encontros, com diferentes cenas para momentos diversos: tem a mesa para uma refeição a dois; a sala para reunir os amigos; e um cantinho de trabalho. A iluminação é toda indireta, para ser usada especialmente à noite, já que durante o dia o ambiente é banhado por luz natural e cercado pelo verde das jardineiras criadas nas janelas. O mobiliário, em freijó, foi desenhado pela dupla de profissionais, que apostou numa paleta com tons como terracota, azul e verde.
Denise Barretto - Espaço dos Convidados. Living com lareira e sofás italianos, home theater, cozinha gourmet e até uma pequena praça estão integrados em 218 m². Madeira e tijolos caramelo geram aconchego, somados ao tapete de 12 m², da coleção Design (Kian), pendurado na vertical como obra de arte. No piso, o porcelanato da Portobello Shop foi disposto em réguas. Este anexo à casa é construído com estrutura metálica desmontável e pé direito de 4,3 metros, pronto em dois meses.
Estúdio do Escritor - Caroline Taveira, Mariana Barbosa e Barbara Schwartz. Inspirado em um escritor de literatura fantástica, o estúdio versátil abriga quarto, living, cozinha e banheiro. O projeto, assinado pela equipe vencedora do Archathon, é completamente modificável, partindo do sofá modular que pode ser adaptado de acordo com a necessidade do morador. A decoração possui referências escandinavas e o contraste entre o branco e o preto, ressaltado na paginação de granito que se estende da cabeceira da cama ao banheiro.
CASACOR Santa Catarina Florianópolis 2018: Casa Grigio por Cris Passing e Giovane Marangoni. O sistema sustentável da construção, em Wood Frame, permite tempo recorde de execução e ainda sua realocação para outro lugar. Um espaço para fazer história e criar momentos.
Paraná Loft on Life - Maria Alice Crippa e Gustavo Assis. Com 80 m², o ambiente é dividido em três áreas diferentes que seguem a premissa do uso de poucos elementos, valorizando a simplicidade e o natural. A suíte vem emoldurada pela caixa revestida de madeira Tauari. A treliça delimita espaços, sem impedir a passagem da luz.
Um mar que não tem tamanho, por Lais Galvão
Larissa Dias Arquitetura - Minha Casa. Com 280 m², o ambiente tem elementos naturais como pedra e madeira, contrastando com elementos modernos como concreto e metal. O espaço apresenta brises e treliças de madeira cumaru, pedra moledo e jardins integrados. No teto, foi usado forro vinílico amadeirado, um material ecológico, intercalado com a estrutura original aparente da edificação. Destaque para o mobiliário brasileiro de grandes designers como Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi, Etel Carmona e Marcelo Bilac.
Cosmopolitan Loft. Mariana Pesca - CASACOR Santa Catarina 2021
Caco Borges e Carolina Haubrich - Aura. Um espaço aberto... para os amigos, para o verde, para a vida, que começa a voltar ao normal, deixando os ambientes internos para aproveitar o ar livre – como os cariocas tanto gostam. O contato com a natureza é aqui imprescindível, proporcionado por um espaço sem paredes, com muito vidro e iluminação natural. O mobiliário Brentwood é contemporâneo, leve e ajuda a trazer aquela sensação de bem-estar dentro de casa que se tornou tão fundamental nos últimos tempos.
Home Office, por Flavia Mattar- CASACOR Paraná 2019 |
Loft de los chicos - Luisa Anticona, Margarita Bracamonte e Marcia Lenz. Os contrastes urbanos e coloniais da Amazônia peruana ganham uma leitura leve e fresca, que privilegia os elementos naturais deste território riquíssimo. A paleta é calma e neutras, composta de grafite, branco e bege, com pinceladas de verde natural e um belo ladrilho no piso que demarca a cozinha. Além dela, o loft projetado para o jovem casal une espaço de trabalho com área social e de relaxamento, além de um generoso terraço.
Anna Malta e Andréa Duarte – Cozinha dos Amigos. A generosa metragem de 80 m² e a ambientação de estar transformam esta cozinha no coração da casa. A decoração mistura recursos tecnológicos do século XXI com a beleza dos elementos arquitetônicos originais da construção, como os azulejos portugueses e o piso. Boa parte dos objetos também fazem parte do acervo do palacete.
Haman SPA, por Bianca da Hora- CASACOR Rio 2021
Estúdio do Viajante - Diego Raposo (CASACOR Rio 2019)
Estúdio HUM. Paula Neder e Coletivo PN - CASACOR Rio de Janeiro 2019 /
Poltrona Recordar, de Ricardo Graham Ferreira, presente na Casa Ninho assinada pela SP Estudio- CASACOR SP 2021 /
Manarelli Guimarães - Celeiro Gourmet, projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2021.
Melina Romano - Casa Alma Duratex - CASACOR São Paulo 2021
Jean de Just – Jardim de Inverno. CASACOR Rio de Janeiro 2021.
espaço-viride-Claudio-Solari-Mónica-Bazo-casacor-peru-2019-rodolfo-sotelo
Home Office Essenziale, ambiente de Valentina Craboledda para a CASACOR Goiás 2021
Gabriela Ordahy - Agridoce Cozinha, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021.
CASACOR Rio Grande do Sul 2017. Home Office - Ana Hnszel e Marcelo Polido. A madeira do piso forma uma excelente dupla com o concreto, em uma proposta minimalista.
Quarto Suna Reveev - Osvaldo Segundo & Arquitetos Associados. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021.
BC Arquitetos - Casa Alva, projeto para a CASACOR São Paulo 2021. Vencedor da melhor cozinha no Prêmio Deca 2023.
Alf Arquitetura - Gourmet + Por Só Reparo | CASACOR Brasília 2021
Clube Leo - Leo Romano.
Studio Slim - Daniel Wilges - CASACOR Rio Grande do Sul 2019 /
Projeto de Salvio e Moacir Jr. na CASACOR São Paulo 2018.
Barbara Nobre - Casa Voktum. O projeto privilegia a integração das áreas internas e externas, que estabelecem um diálogo permanente por meio da transparência do vidro do teto e das paredes externas. Logo na entrada, a mesa de jantar com estrutura inspirada nos corredores de castelos góticos é acompanhada por cadeiras que seguem a linha do biodesign. O espaço também abriga uma mini-galeria de arte, apresentando sete telas da série Anjos, de José Roberto Aguilar. O tapete tem design assinado pela arquiteta e o paisagismo é de Valter Braga.
Filipe Geraldes, Fernanda Guerra, Gabriela de Oliveira e Henrique Rangel - Banheiros do Palácio. Vencedores do concurso “Ibmec-se na CASACOR”, a equipe foi chamada para elaborar e executar na última semana de montagem do evento uma nova intervenção nos banheiros da área externa. Sob a supervisão do arquiteto e urbanista André Prado, o projeto conta com o uso de cores vivas e manchas e a instalação adesivada dialoga com o painel pré-existente feito pelo artista Alexandre Mancini. O espelho amplia a arte.
Pedro Luiz de Marqui - Estúdio Liberdade. O estúdio de 60 m² marca a estreia do arquiteto na CASACOR, que se afastou das tendências para manter a liberdade criativa, apegando-se ao emocional, lúdico e extravagante. “A ideia foi aplicar diversos materiais que se contrapõem, representando o passado e o presente, como uma caverna contemporânea”, explica. Mármore brasileiro, cimento, alumínio, bronze, tecidos de lã e veludo e detalhes em barro e madeira estão entre suas escolhas. Uma instalação artística feita em parceria com o designer Lucas Recchia composta por placas de vidro derretido delimita as áreas social e íntima. A montagem do espaço em wood frame garantiu uma construção seca e sustentável. Outro ponto ecofriendly é a utilização de vidros fundidos com energia solar e as peças em mármore remanescente de pedreiras brasileiras.
Living Galeria Perspectiva, por Ana Weege- CASACOR São Paulo 2021
Estúdio Lapinha. Plano Livre - CASACOR Minas Gerais 2021
Tatiana Lopes e Tatiana Pessoa Mendes – Sala Íntima do Hóspede. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2021.
Sala Cor de Rosa e Carvão - Juliana Pippi. No piso, um carvalho americano com acabamento exclusivo. No teto, forro em madeira que disfarça a iluminação. Diante deste pano de fundo acolhedor, encontram -se garimpos de antiquários, mobiliário contemporâneo, tapeçarias e obras de artistas brasileiras. Afinal, trata-se de um projeto que retrata a força e a sensibilidade da mulher de hoje.
CASACOR Paraná 2018. Estar Íntimo - Moacir Schmitt e Sálvio Moraes Júnior. Todas as paredes receberam painéis de MDF, e o teto foi mantido sem forro, com a estrutura de madeira aparente.
Casa Lite, de Duda Porto
Estúdio Trigo, por Renato Mendonça- CASACOR SP 2019
Nosso Recanto, por Larissa Dias /
Anna Paula Melo - Ventura Casa Serena. Com 175 m², esta casa é um refúgio em meio ao caos urbano: as cores claras, a textura natural das paredes e a rusticidade da pedra unidas à presença ostensiva do verde nos vasos do espaço criam um ambiente acolhedor e tranquilizante. O uso cuidadoso da luz proporciona e demarca espaços distintos na casa, dando destaque às peças favoritas de mobiliário e a arte. Um último toque contemporâneo é proporcionado pelo desenho orgânico dos armários.
Fabíola Naoum e Wilker Godoi - Casa da Mata. Seguindo o conceito de uma casa de campo moderna, sofisticada e de consumo consciente, o projeto nasce a partir do resgate e da valorização das origens no campo. O ambiente traz mobiliário e objetos de design nacional de acordo a tendência handmade e utiliza elementos naturais, como pedra, madeira e concreto. Destinado a aqueles que se interessam em ter uma segunda casa, utilizada para lazer e descanso, o espaço convida o visitante a rever os hábitos de consumo e a dedicar um tempo a si mesmo.
Mowa Arquitectura - Altos da Serra, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021.
Camila Cacciatori, Emily Streck, Higor Zanelato, Juliana Viganó e Paulo Guizzo. Em meio à aceleração da vida tecnológica, a Casa Canyon é um convite ao desfrute de paz e bem estar. A casa foi erguida em 126 m2, privilegiando formas puras e tons terrosos. A pedra Kenoa Canyon, cheia de brasilidade, foi o ponto de partida do projeto. Rústica e com aspecto natural, quando misturada aos outros elementos, provoca sensação de acolhimento. Destaque para a textura do piso Etrusco que reproduz o efeito do tempo fazendo alusão aos mármores gregos e italianos. O ambiente tem a funcionalidade de espaços para trabalhar, conviver e descansar. Um verdadeiro ninho de aconchego e elegância.
Gourmet dos Sentidos Deca, projeto de Sérgio Vianna para a CASACOR Minas Gerais 2021. Na foto, cozinha com piso com padrão de madeira, mesa, ilha e estante.
Ana Hnszel e Marcelo Polido - Social Garden, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021
Aconchegos Portinari. Très Arquitetura - CASACOR São Paulo 2021
Social House. Leo Shehtman - CASACOR São Paulo 2021
Melhor Projeto: Casa Duratex, por Ney Lima e Walléria Teixeira /