Cozinha rosa, plantas e curvas marcam apê assinado por Ricardo Abreu
No projeto de 148 m², tapetes lançados pelo arquiteto na CASACOR SP ganham destaque
Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 16 set 2024, 22:41 - Publicado em 16 set 2024, 18:00
08 min de leitura
Projeto: Ricardo Abreu(Renato Navarro/CASACOR)
O casal formado por uma brasileira e um inglês já morava na região de Moema (SP) em uma casa de vila, mas precisou mudar para um apartamento maior com a chegada do primeiro filho. Para deixar o apê de 148 m² com cara de casa, chamaram o arquiteto Ricardo Abreu – do elenco CASACOR SP – para comandar a reforma.
"Eles compraram o imóvel na planta e o desejo maior era poder trazer a atmosfera de morar em uma casa, com muita praticidade e espaços versáteis para receber. Ter muitas plantas em grandes espaços integrados era essencial para esta nova família", conta o profissional.
A planta original possuía uma grande varanda com churrasqueira, dormitório de serviço com banheiro e uma cozinha fechada. Tudo foi demolido para dar lugar a uma grande sala de estar e, onde antes era a cozinha, uma sala de TV foi criada.
A nova cozinha foi para o centro da sala, como um grande espaço gourmet conectado diretamente com o estar, jantar e churrasqueira. Para que a junção da varanda não ficasse evidente, o desenho sinuoso do forro de gesso rebaixado foi determinante para permitir esta integração. O desenho tem a forma de uma grande ameba e contrasta com o fundo da laje, revestida com vinílico que imita madeira.
O grande destaque está na marcenaria cor de rosa da cozinha: com um tom mais claro e desbotado, a cor se insere na paleta mais quente de todo o apartamento.
"A inspiração partiu da necessidade de camuflar elementos estruturais revelados na demolição. As linhas curvas, em movimentos sinuosos que unem paredes e tetos, eliminaram as arestas, saliências de pilares e vigas, permitindo uma total ligação entre os ambientes", explica Ricardo.
Na sala, um painel revestido de vinílico contrasta com o revestimento de fundo de cerâmicas artesanais. A escolha de materiais naturais que recobrem as paredes dialoga com a pequena mata tão desejada pelo casal.
Os tapetes fazem parte da coleção Tapetes Urbanos desenvolvida por Ricardo Abreu e confeccionados pela By Kamy Verde. Os modelos Paraisópolis e Tietê, em tons predominantes rosas, foram peças integrantes do projeto Casa Coral, ambiente da CASACOR SP 2023.
Os quartos originais foram preservados, mas a suíte do casal foi ampliada, incorporando o antigo dormitório de serviço, permitindo, assim, a criação de um closet para o casal. O segundo dormitório do apartamento funciona como escritório e o outro virou o quarto da bebê.
No lavabo, uma textura foi aplicada nas paredes e no teto, acentuando a estética levemente rústica presente no apartamento. Já no banho do casal, revestimentos cerâmicos esmaltados brilhantes contrastam com o granito escovado fosco da bancada.