Uma ótima maneira de levar um charme inusitado aos ambientes internos e externos, os cobogós estiveram com tudo na CASACOR 2021. Confira!
Atualizado em 28 jan 2022, 17:58 - Publicado em 07 fev 2022, 11:00
Ramiro Mendes - Zarf Café. Projeto da CASACOR Ceará 2021.(Victor Eleuterio/CASACOR)
Café e Vinho. Jordana e Juliana Bessa -CASACOR Goiás 2021. Na foto, restaurante com paredes de cobogó, lustre com plantas, sofá, mesas e cadeiras em tons terrosos.
Gustavo Greco - Siré (Xirê). O espaço que fica logo na entrada da CASACOR Minas Gerais é um percurso singular, imagético e que permite experiências particulares a quem passa por ele. Simples, sem interferência de cor, a madeira está no piso e nos cobogós que o ladeiam - eles representam o desafio de retomar os laços ancestrais, essenciais à identidade. Feitas de mogno africano, as peças exibem símbolos que representam os orixás. Siré (Xirê), palavra em iorubá, significa roda ou dança utilizada para evocação dos Orixás, conforme cada nação.
Duo Arquitetos e Droysen Tomich - Café Panini e Jardim Restauro. A arquitetura é mais mediterrânea, com tons neutros e texturas naturais. A unidade da parte interna é dada por um cobogó em adobe, que resgata o tema da mostra, Casa Original. Além de servir para seu uso costumeiro, de ser uma parede vazada, esse cobogó é também utilizado como adega: o recorte de seu diâmetro central é o encaixe perfeito para abrigar uma garrafa, oferecendo a possibilidade de deixá-la em uma temperatura mais baixa.
Priscila Mortare - Varanda Mineira Contemporânea.
Ana Paula Moreira - Living do Bem Viver. O living ganha novos ares para receber amigos e proporcionar o convívio de toda a família. Assim, o amplo ambiente tem adega esculpida em mármore, sofá de medidas generosas e mesa multifuncional que pode ser usada também para o home office. A integração é possível graças à marcenaria planejada. O estilo da designer de interiores se fez presente com a mescla entre o contemporâneo e o clássico. A poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, convida ao relaxamento. Cobogós e jardim trazem frescor e deixam a luz entrar. A atmosfera fica completa com o projeto impecável de iluminação que ressalta cada detalhe do ambiente.
Ramiro Mendes - Zarf Café. Projeto da CASACOR Ceará 2021.
Duda Machado, Michelle Marie e Rodolpho Baracho - Espaço Jardim. A arquiteta Duda Machado, a paisagista Michelle Marie e a empresa Art Sol Paisagismo, representada por Rodolpho Baracho, se uniram para desenvolver este espaço que tem o verde como principal protagonista. Por meio da união entre natureza e arquitetura, e com o uso do design biofílico, os profissionais apresentam elementos capazes de estimular o convívio social, a criatividade, a produtividade, e o fortalecimento do equilíbrio emocional e bem-estar do indivíduo.