Ambientes integrados e cores marcam o décor do apartamento de Helô Marques
Para o seu próprio lar, a arquiteta do elenco Janelas CASACOR São Paulo apostou em iluminação natural, integração de ambientes e obras de arte
Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 25 mar 2021, 17:51 - Publicado em 11 mar 2021, 19:28
05 min de leitura
(Pedro Mascaro/CASACOR)
Na hora de projetar sua própria casa, a arquiteta Helô Marques já tinha em mente tudo o que queria: um lar iluminado, com ambientes integrados e alegres, além de uma brinquedoteca lúdica e acessível para as crianças. E a resposta a tudo isso veio na forma de um apartamento de 220 m², no Jardim Paulista, em São Paulo. "Quando entramos no imóvel e vimos o janelão, que remetia imediatamente ao modernismo, veio uma sensação incrível de liberdade", explica a profissional.
A abertura que contorna a quina e toda sala não só produz uma enorme claridade, mas também enquadra o skyline paulistano, que fica ainda mais bonito à noite.
Na decoração, Helô partiu de um conceito neutro e clean como base, criando um pano de fundo para objetos e obras de arte que contassem a história da família e também que pudessem ser modificados no decorrer do tempo. Os quadros, por exemplo, representam importantes momentos profissionais e viagens da arquiteta - inclusive, a pintura do cavalo que está no hall pertencia a seu avô.
Entre a sala e a entrada, uma coluna estrutural que não podia ser removida recebeu um revestimento de concreto e agora abriga uma bancada de madeira de demolição em seus dois lados.
Já a prateleira que contorna a parte superior da sala tem tripla função: complementa a iluminação, funciona como cortineiro e abriga presentes e lembranças de viagens.
Os dois tapetes, apesar de terem estampas diferentes, ganham unidade com cores parecidas. Os tons, inclusive, ditaram a paleta do resto dos móveis, como os sofás azul marinho e branco e a mesa de centro com tampo de pedra.