As cores são capazes de despertar sentimentos diversos; Confira uma galeria de ambientes que apostaram nas cores para trazer um estilo surpreendente
Atualizado em 28 jul 2022, 14:00 - Publicado em 27 jul 2022, 09:00
Sig Bergamin - Artsy Lounge. Projeto da CASACOR São Paulo 2022.(Romulo Fialdini/)
1/0 - Ana Weege - Estúdio Boreal. Projeto da CASACOR São Paulo 2022.
2/0 - Fotografia de Denilson Machado para Marcelo Salum - Casa Coral. Projeto da CASACOR São Paulo 2022.
3/0 - Marina Linhares - Um jeito novo do mesmo jeito. Vinte anos após sua estreia em CASACOR, Marina Linhares decidiu celebrar sua décima participação na mostra planejando um espaço de convivência e diversão - bar e canto de jogos fazem parte do living de 76 m². Cores invernais, entre o verde oliva e o rosa queimado, contribuem para o clima intimista e colocam em evidência a textura nobre do couro. Móveis projetados pela profissional dividem espaço com grandes nomes do design nacional, como Alfio Lisi, Claudia Moreira Salles, Jean Gillon, Jorge Zalszupin, numa mistura eclética e elegante.
4/0 - Sig Bergamin - Artsy Lounge. Projeto da CASACOR São Paulo 2022.
5/0 -
6/0 - Todos Arquitetura - Casa Eté Duratex. O projeto do escritório liderado por Maurício Arruda celebra o reencontro depois de anos tristes e silenciosos. "É ficar diante da verdade, da diversidade, da coragem, do colorido, da informalidade e das raízes da nossa identidade brasileira tão linda e acolhedora", diz o arquiteto. Para criar essa atmosfera, há muitas cores nos ambientes. As mais quentes — como ocre, vinho e terracota — dão vida à área social enquanto a paleta fria está presente no quarto e banheiro. Além disso, painéis de MDF com padrões coloridos e ripados de madeira completam o clima aconchegante.
7/0 - Carlos Navero Arquitetura - Galeria Pirajuí. Imagine estar dentro de uma piscina: essa é a intenção do projeto de Carlos Navero para a galeria de arte da mostra. Por meio do uso de pastilhas azuis no formato 5 x 5 cm, em colunas, bancos de apoio e piso, o profissional propicia a sensação desejada, alcança a uniformidade visual e remete à arquitetura de Artacho Jurado, também lembrada nos tons de rosa presentes no ambiente. O espaço encontra no colecionismo seu modo de abordar o tema Infinito Particular. Poderoso, o conjunto de obras inclui uma escultura cinética de Abraham Palatinik composta de 120 peças.
8/0 - Daiane Antinolfi - Galeria dos Restaurantes. Projeto da CASACOR São Paulo 2022.
9/0 - Guto Andrade Arquitetura - BALUWÉ EXU O'NAN. A divindade africana conduz os visitantes a um dos primeiros ambientes da mostra, junto à entrada. São 23 m² dedicados à casa de banho de Exu. Em sua primeira participação na CASACOR, Guto Andrade celebra a diversidade religiosa fazendo referência aos reinos africanos de outrora - começa na paleta que caminha entre preto e vermelho e segue até o revestimento de ardósia, pedra muito utilizada como piso de terreiros de candomblé e umbanda. “Quis trazer esse simbolismo a uma das maiores mostras de arquitetura e design do mundo a fim de declarar a relevância do assunto e defender a busca pelo respeito ao diferente”, revela o arquiteto.
10/0 -
11/0 - Murilo Lomas Arquitetura - Living Art. Projeto da CASACOR São Paulo 2022.