Nas mostras de CASACOR foi possível ver essa veia carnavalesca reverberar pela arquitetura e decoração dos ambientes
Atualizado em 08 fev 2023, 18:23 - Publicado em 10 fev 2023, 09:00
Bar Lounge, por André Henning - CASASCOR Paraná 2022(Eduardo Macarios/)
1/1 - Juliana Loffi Arquitetura & Design - Casa vou de Rosa. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022.
2/1 - Wolfgang Schlogel - Alameda e Praça CASACOR. O espaço apresenta uma intervenção artística que mescla a exótica vegetação e a alta performance audiovisual em uma inédita conceituação para ilustrar uma passarela tecnológica. O projeto oferece uma experiência sensorial que proporcia emoções que inspiram as pessoas a aproveitar o verdadeiro significado de cada momento da vida. Visto de cima, as cores no piso criam arte e movimento.
3/1 -
4/1 - Filipe Geraldes, Fernanda Guerra, Gabriela de Oliveira e Henrique Rangel - Banheiros do Palácio.
5/1 - Estúdio Lapinha, projeto de Ada Penna, Júlia Temponi, Gabriela Melo e Mariana Calixto - Plano Livre, para a CASACOR Minas Gerais 2021
6/1 - Tríade Arquitetas - Loja Conceito. As cores dos produtos dão ritmo e plasticidade ao ambiente. Seja no verde da parede das kokedamas, nas telas dependurados em fio de nylon ou nos lenços expostos. Na parte externa, parede da fachada exibe obra de arte abstrata e, a fachada oposta foi coberta por lambe-lambe com capas de revistas da CASACOR Minas. Mobiliário externo inclui um gostoso balanço, poltronas e mesa no deck. Projeto de Sara Rodesky e Carolina Faria.
7/1 - Living Galeria Perspectiva, por Ana Weege- CASACOR São Paulo 2021
8/1 - Mauro Contesini - Ponto Particular. Inspirado no conceito Infinito Particular, o paisagista e engenheiro agrônomo Mauro Contesini criou um espaço repleto de natureza, pensado para o descanso e a contemplação dos visitantes. Como foco de atenção no projeto está a tela do artista plástico e fotógrafo João Di Souza, que representa a vida e traz uma explosão de cores. "O clima intimista do ambiente nos permite fazer uma pausa para refletir sobre o nosso tempo", completa o profissional.
9/1 - Givago Ferentz Arquitetos- Bistrot. Ambiente da CASACOR Paraná 2022.
10/1 - Fotografia de Denilson Machado para Marcelo Salum - Casa Coral. Projeto da CASACOR São Paulo 2022.
11/1 - Sig Bergamin - Artsy Lounge. "Pedras exóticas dispostas no piso com uma paginação nada convencional recebem os visitantes no living de 80 m² assinado por Sig Bergamin. Outra solução arquitetônica que seduz olhar é o painel de madeira que deixa vazar luz e cor para o restante do ambiente. Tons especialíssimos de laranja e azul preenchem a paleta e criam contraste com o padrão de pau-ferro presente na marcenaria. “É sempre um prazer participar da CASACOR. Em um lugar tão icônico como o Conjunto Nacional, acredito que mais pessoas terão a possibilidade de visitar a mostra. Estamos democratizando o acesso”, afirma o arquiteto.
12/1 - Pedro Luiz de Marqui - Estúdio Liberdade. O estúdio de 60 m² marca a estreia do arquiteto na CASACOR, que se afastou das tendências para manter a liberdade criativa, apegando-se ao emocional, lúdico e extravagante. “A ideia foi aplicar diversos materiais que se contrapõem, representando o passado e o presente, como uma caverna contemporânea”, explica. Mármore brasileiro, cimento, alumínio, bronze, tecidos de lã e veludo e detalhes em barro e madeira estão entre suas escolhas. Uma instalação artística feita em parceria com o designer Lucas Recchia composta por placas de vidro derretido delimita as áreas social e íntima. A montagem do espaço em wood frame garantiu uma construção seca e sustentável. Outro ponto ecofriendly é a utilização de vidros fundidos com energia solar e as peças em mármore remanescente de pedreiras brasileiras.
13/1 - Felipe Guerra - Pool Party. O ambiente resgata a essência do prédio original e assume a piscina como elemento central compositivo. Pensado para abrigar todos os eventos dessa edição da mostra, o espaço recebe uma grande arquibancada em formato de ilha e mobiliários soltos complementares. A proposta cenográfica traz esculturas que relembram elementos do universo das águas e iluminação especial.
14/1 - Giovanna Diniz, Michelle Mourão, Isabela Carvalho e Julianna Borges - Lounge de Entrada BRB. O Lounge de Entrada BRB é o ambiente assinado pela equipe da Riscatto Arquitetura. Giovanna Diniz, Isabela Carvalho, Michelle Mourão e Julianna Borges apresentam um espaço monocromático porém criativo, buscando uma identidade marcante através do uso de uma cor vibrante, tornando o ambiente único, exclusivo e nada tradicional. Para as arquitetas, a cor é protagonista do projeto, onde a luz e a sombra, junto com a fusão dos elementos, criam efeitos significantes, transmitindo diferentes sensações para o visitante.
15/1 - Genésio Maranhão - Galeria de Arte. CASACOR Goiás 2021
16/1 - Tatiana Lopes e Tatiana Pessoa Mendes – Sala Íntima do Hóspede. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2021.
17/1 - Na mostra anterior, o antigo porte-cochère da casa foi ocupado pela varanda Atrium, de Cynthia Berlandez Pedrosa e Raphael Pedrosa Zay.
18/1 - Andrea Cavassa e Claudia Triveño - Estudio y Huerto de la Chef. Ambiente da CASACOR Peru 2022.
19/1 - Caroline Nogueira e Olívia Campos - Ótica Pop-up. O ambiente de 18 m² de construção modular acompanha uma tendência comercial de pop-up store, que gera conexão com o público em uma proposta de espaços mais compactos e soluções arquitetônicas mais ousadas. A marca que ocupará o local é a Gustavo Eyewear, com óculos pintados à mão, quase todos exclusivos e de tiragem única. Com muito metal, vidro e madeira, as arquitetas Caroline Nogueira e Olívia Campos investiram em cores vivas – com destaque para o céu de Brasília – e utilizaram técnicas de percepção visual, perspectiva e concepção cênica, além de trazer o conceito dos espaços instagramáveis.
20/1 - Leo Romano - Clube Coral. Projeto da CASACOR Brasília 2022.
21/1 - Dinah Lins - Quarto Asas para Voar. Projeto da CASACOR Bahia 2022.
22/1 - Camila Bittencourt Arquitetura - Chez Amour. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022.