Projetos selecionados pela Comissão Julgadora representam oito estados do país e passam para a segunda fase do concurso, que termina em fevereiro
Atualizado em 30 jan 2019, 16:15 - Publicado em 18 dez 2017, 11:41
(Reprodução/)
No dia 13 de dezembro, a Comissão Julgadora do Desafio Casa Sustentável CASACOR reuniu-se no escritório da CASACOR, no Jockey Club de São Paulo, com a missão de definir os 20 finalistas do prêmio. Foram escolhidos projetos que representam oito estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Amazonas.
Antes da reunião, os profissionais visitaram a construção reservada ao concurso na planta da mostra e que poderá abrigar o projeto vencedor na CASACOR São Paulo 2018.
Ao longo do encontro, os integrantes do júri comentaram os projetos recebidos e destacaram os diferentes olhares que os participantes apresentaram em relação à sustentabilidade.
“É interessante perceber como cada profissional ou equipe lida com o tema de uma maneira e o desafio está justamente em conseguir conciliar a sustentabilidade com outras questões também importantes, como acessibilidade, patrimônio histórico, estética, design etc.”, avaliou Darlan Firmato, arquiteto da CASACOR e integrante do júri, ao lado da editora-chefe da revista Arquitetura & Construção, Joana Baracuhy, do presidente do CAU-SP, Gilberto Belleza, do arquiteto Luis Magnani, especialista em patrimônio histórico, do arquiteto e professor pesquisador do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Rodrigo Mindlin Loeb, e da presidente da ABD, Silvana Carminati.
Para Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech, consultoria parceira de CASACOR na realização do concurso e no plano de sustentabilidade da mostra, “a escolha por uma construção existente é também um convite aos profissionais, porque sinaliza que é possível reformar e requalificar um imóvel com foco em sustentabilidade”.
Abaixo, em ordem alfabética, confira a lista de profissionais e equipes indicados como finalistas do concurso:
1- Adriana Noya
2- Andressa Ferrarezi, Anderson Duarte, Cintia Helena Veríssimo e Hugo Leonardo Nascimento Lopes Corrêa
3- Andressa Torres Veiga, Margareth Jorge Avila Costa e Mayarie Andrade Jorge
4- Bruno Lopes Caetano e Rodrigo de Moura Pereira
5- Carlos Eduardo Nascimento Reis
6- Clodoaldo Dino de Castro, Marcela Celani da Silva e Carolina Câmara Dias de Souza
7- Daiane Santos Porfirio
8- Elton Elves Pereira Correa
9- Fernanda Mirek, Camila Brunato Harger e Drieli Lima
10- Gabriela Lotufo Oliveira e Larissa Silva de Oliveira
11- Juliana Damasio e Caroline Ortiz
12- Maria Eduarda de Mello Amaral Oliveira
13- Marina Castanheira e Isaac Amir
14- Nathália Sander, Carolinne Mariah Peyel, Isabela Santos de Souza e Juliane Santos de Cerqueiras
15- Raffaela Vecchio, Agnaldo Flausino da Silva, Ana Paula e Victor Ranieley Costa Silva
16- Raquel Volpi Gruson
17- Roberto de Oliveira Rocha e Elildneia Peterson de Almeida Rocha
18- Sandra Elizabeth Irala e Evelyn Mott
19- Taíssa Ferreira Rodrigues, Rafael Bastos Ferreira e Leandro Martins de Sá
20- Vivien Anselmo
Próximos passos
Os finalistas têm até o dia 24 de janeiro para aprimorar os projetos, aproveitando as recomendações e dicas do júri que serão enviadas a cada um deles no início do mês. Os profissionais poderão também participar de encontros técnicos com as equipes da CASACOR e da Inovatech, para detalhar aspectos do projeto, esclarecer dúvidas e o que mais considerarem necessário para melhorar ainda mais a qualidade de seus trabalhos.
Ao final desse período, os projetos finalizados serão reapresentados à Comissão Julgadora, que escolherá o grande vencedor e cinco menções honrosas. O resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro de 2018, a partir das 16h, em evento com transmissão ao vivo pela internet no site de CASACOR e canais da TV CASACOR no Youtube e no Facebook. O vencedor ganhará uma viagem com acompanhante para visitar a CASACOR Miami.