Continua após publicidade

Coleção Barrolândia: tijolos de barro da Casa Veredas são lançados na Abup

Os tijolos de barro vistos no projeto de Gabriel Fernandes para a CASACOR São Paulo compõem a "Coleção Barrolândia", lançamento da Casa Bonita para a Abup

Por Maria Fernanda Barros
Atualizado em 14 ago 2024, 18h34 - Publicado em 14 ago 2024, 18h33

Dois mil e quinhentos tijolos de barro — e cada um deles com um desenho diferente — preencheram a complexa e inesquecível estrutura da Casa Veredas Simonetto, projeto de Gabriel Fernandes para a CASACOR São Paulo 2024. Quem visitou a mostra certamente se emocionou com a “Barrolândia” desenvolvida pelas mulheres artesãs do Instituto Maria do Barro, e agora poderá apreciar novamente as peças na Abup, feira de decoração que acontece até 15 de agosto no Pro Magno, espaço localizado no Jardim das Laranjeiras, em São Paulo.

Gabriel Fernandes - Casa Veredas Simonetto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Gabriel Fernandes – Casa Veredas Simonetto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

A Coleção Barrolândia foi lançada pela Casa Bonita Decor e é resultado da parceria entre Gabriel e as artesãs da organização: juntos, eles desenvolveram para a última edição da CASACOR São Paulo essas mais de mil mini esculturas em forma de tijolos, que representam diversas tipologias de casas de favelas brasileiras. “Para mim, é uma emoção muito grande estar vendo, pela primeira vez e depois de tantos anos, o nosso trabalho sendo expandido para o Brasil todo”, afirma Idalete Silva, presidente do Instituto Maria do Barro. 

View this post on Instagram

A post shared by Casa Bonita Decor SP (@casabonitadecorsp)

Como conta Gabriel, o grid de marcenaria composto pelos tijolos de barro se consagra como o ponto de partida da Casa Veredas Simonetto, e é responsável por tirar o foco daquilo que é erudito e redirecionar os olhares para o design popular. “É de extrema importância que nós, brasileiros, tenhamos confiança de que existe um Brasil profundo para se acessar por meio do artesanato e por meio do ponto de vista popular”, diz o arquiteto.

O contato de Gabriel com a comunidade de artesãs aconteceu quando o arquiteto trabalhava em seu projeto de documentação de casas brasileiras, nomeado “Os Brasis que vi”, no período pós-pandemia. Naquele momento, o instituto enfrentava dificuldades sociais e financeiras e, desde então, Gabriel se dedica a realizar trabalhos cápsulas com as mulheres da comunidade: a “Barrolândia” foi o último deles, que inicialmente era uma coleção de abajures e esculturas.

Continua após a publicidade
Gabriel Fernandes - Casa Veredas Simonetto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Gabriel Fernandes – Casa Veredas Simonetto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Entretanto, Gabriel ressalta que não foi ele quem trouxe visibilidade para o trabalho das mulheres do Instituto: foi uma via de mão dupla. “Na verdade, essas mulheres que trouxeram a visibilidade que o meu trabalho precisava para eu continuar fazendo o que eu faço. E na Abup, a Casa Bonita foi o porta voz para os lojistas”, afirma o profissional.

Serviço ABUP Decor Show

Data: de 12 a 15 de agosto de 2024

Local: PRO MAGNO Centro de Eventos. Av. Profa. Ida Kolb, 513, Jardim das Laranjeiras / São Paulo- SP

Horário de funcionamento:

De 12 a 14 de agosto, das 10h às 19h

Dia 15 de agosto, das 10h às 17h

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Pular para o conteúdo