Com painel verde no jantar, cobertura ganha novo andar em reforma
Carolina Escada e Patricia Landau, da Escala Arquitetura e elenco CASACOR Rio, criaram um décor repleto de cores para esta família carioca
Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 13 dez 2024, 12:48 - Publicado em 19 dez 2024, 10:00
05 min de leitura
(Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/)
Quando o prédio no Botafogo (RJ) ainda estava em construção, apareceu a oportunidade de acrescentar um segundo andar na cobertura. A família, então, resolveu transformar o pavimento superior na área íntima, chamando as arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, da Escala Arquitetura e elenco CASACOR Rio, para comandar a reforma do imóvel de 400 m².
(Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / Divulgação)
“O acréscimo do pavimento superior possibilitou a remoção de dois banheiros, um quarto e um closet previstos para o piso inferior. Com isso, foi possível deixar a cozinha mais espaçosa e aberta para a sala – um pedido do marido, que adora cozinhar –, e criar uma brinquedoteca no lugar do antigo quarto, também integrada à sala e à varanda posterior, que acabou virando a segunda sala da família”, conta Patricia.
(Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / Divulgação)
Segundo as arquitetas, o conceito do projeto do andar de baixo foi pautado pela conexão. A partir da área social e da cozinha, por exemplo, é possível ver a brinquedoteca. Já dentro da cozinha, o backsplash espelhado ao longo de toda a bancada com cuba dupla mantém a vista externa sempre no campo de visão.
(Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / Divulgação)
(Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / Divulgação)
“O sofá norteou tanto o layout da sala como a escolha dos móveis novos, que precisavam dialogar com ele, tanto pela estética como proporção”, explica Carolina. Entre as peças adquiridas de design assinado, ela destaca algumas criações brasileiras, como poltrona Alice (de Aristeu Pires), as poltronas Kid (de Zanine Caldas) e a mesa de jantar Pistão (de Arthur Casas). Como os clientes queriam uma casa alegre e repleta de objetos coloridos, para não pesar visualmente nem cansar com o tempo, as arquitetas adotaram paredes brancas, projetaram uma escada com visual bem leve (executada em serralheria branca, com degraus e corrimão de madeira) e pontuaram com cor nos adornos, alguns móveis e, em especial, o painel de marcenaria de laca verde, que vai da área de jantar à brinquedoteca e mimetiza a porta de acesso aos quartos dos filhos.
(Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / Divulgação)
“Partimos de tons extraídos da natureza, como verde e azul, e complementamos com vermelhos e alaranjados, como o imenso tapete do estar”, finaliza Patricia Landau.