Casa de concreto armado ganha vida com vegetação e pontos de cor
Grandes vãos preenchidos com esquadrias de vidro trazem o exterior para dentro neste projeto de David Bastos em São Paulo
Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 13 nov 2024, 09:25 - Publicado em 13 nov 2024, 09:15
05 min de leitura
(Denilson Machado/CASACOR)
Com 580 m², esta casa de concreto armado com lajes nervuradas foi projetada pelo arquiteto David Bastos, do elenco CASACOR SP – para ser o novo lar de um jovem empresário.
“O cliente pediu concreto aparente e tons sóbrios na arquitetura da casa, deixando a cor para os objetos e móveis soltos, além de uma grande área social, com três lavabos e a possibilidade de integrá-la à piscina com espaço gourmet. Ele também queria uma cozinha social independente da cozinha de serviço, a área de serviço no terraço e duas suítes planejadas para que a master pudesse originar uma terceira suíte”, enumera David.
O conceito principal do projeto foi criar uma grande área social com ambientes integrados e pé-direito bastante alto para manter os jardins e a piscina da área externa no campo de visão de quem estiver na sala. “Devido ao grande vão e dimensões das esquadrias, os espaços interno e externo se confundem”, ressalta David.
Já na ala íntima, o arquiteto usou muita madeira nas marcenarias, carpete no piso e tecidos nas paredes para deixar os espaços mais aconchegantes, com destaque para a suíte master com antessala, que lembra uma hospedagem em hotel cinco estrelas. Outro destaque é o jardim suspenso no terraço, com uma vista linda do bairro.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo minimalista, com toques de descontração, tudo é novo. Entre os móveis de design assinado, vale destacar algumas peças internacionais, como a poltrona laranja Grande Papilio (criada por Naoto Fukasawa), o sofá modular Saint-Germain (criado por Jean Marie Massaud) e a luminária de piso Superloon (criada por Jasper Morrison) que ambientam o living, as banquetas da cozinha (de Rodrigo Torres) e o sofá da área externa (de Paola Navone).
Já o tapete com estampa sinuosa embutido no piso foi desenhado pelo escritório para delimitar visualmente a área de estar. “A ideia foi criar um layout fluido, com poucos móveis, para refletir a personalidade do cliente”, pontua arquiteto.
“Nosso maior desafio foi projetar uma escada que acompanhasse o brutalismo e a modernidade do concreto aparente, que é muito presente em cada canto da casa e, através de grandes vãos preenchidos com esquadrias de vidro, conseguir conectar tudo isso com os jardins da área externa”, conclui o arquiteto David Bastos.