Continua após publicidade

CASACOR SC | BC: especialista fala sobre energia solar na arquitetura

Arquiteta e urbanista Clarissa Debiazi Zomer, é convidada da mostra para falar sobre arquitetura, estética e geração de energia elétrica

Por Redação
31 jul 2019, 15h28
(Everton Miranda/CASACOR)

Fonte de energia renovável e sustentável, a luz solar tem ilimitado potencial de uso, principalmente em edificações. Para além dos já conhecidos módulos instalados nos telhados, o desafio é integrar essa tecnologia à arquitetura, sem deixar de lado a estética. Essa é a provocação que a arquiteta e urbanista Clarissa Debiazi Zomer faz na palestra Arquitetura gerando energia elétrica, agendada para o dia 2 de agosto no Refúgio da Artista, um dos 24 ambientes da mostra CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2019.

A proposta da especialista é discutir a tecnologia fotovoltaica e suas possibilidades de integração à arquitetura, com exemplos em que bons compromissos entre forma e função, estética e desempenho, foram atingidos.

“A energia solar pode ser incorporada já na fase de concepção de um projeto e virar a própria arquitetura. É possível agregar beleza, sustentabilidade e eficiência energética sem comprometer o desempenho da tecnologia,” diz ela.

Continua após a publicidade

Clarissa integra o Grupo de Pesquisa Fotovoltaica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é doutora em Engenharia Civil (Energia solar fotovoltaica integrada a edificações) e realiza um doutorado sanduíche em Cingapura (Solar Energy Research Institute of Singapore/ National University of Singapore). Segundo ela, hoje já existem tecnologias e diferentes cores de módulos de captação de energia solar que permitem um amplo número de opções para os projetistas.

“É um campo a ser muito explorado ainda. Em geral, a instalação de módulos para geração de energia vem depois da casa projetada. Mas essa tecnologia pode ser melhor aproveitada se for concebida já no projeto. É inclusive mais barato,” ressalta.

Energia para carro na CASACOR Santa Catarina

Na mostra CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú é possível conhecer um exemplo de carport (cobertura de carro para estacionamentos), que poderá ser usado para carregar baterias de carros elétricos. O projeto é fruto da parceria entre a ENGIE, líder em geração de energia elétrica no Brasil e em soluções, e a Sunew, líder global na produção do Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV). O processo de geração de energia limpa será demonstrado com um carro elétrico Smart, em exposição em uma das áreas da Casa do Lago.

“O interessante de projetos como esse é que a energia necessária para abastecer um veículo é exatamente a área de cobertura de uma garagem,” finaliza Clarissa.

CASACOR Balneário Camboriú 2019

QUANDO?

De 7 de julho a de 18 de agosto

Terça a Sexta, das 15h às 21h

Continua após a publicidade

Sábados e feriados, das 13h às 21h

Domingo, das 13h às 19h

ONDE?

Rua Rouxinol, 153, bairro Ariribá – Balneário Camboriú/SC

INGRESSOS:

Inteira: R/ Meia entrada: R (necessário comprovante)

Continua após a publicidade

Venda online no link: https://casacorbalneario.byinti.com

Classificação: Livre

Publicidade