Oito artistas foram selecionados para participar de uma experiência criativa e de aprendizagem por três semanas
Atualizado em 18 fev 2020, 07:50 - Publicado em 24 mai 2018, 15:41
(Leo Lara/Studio Cerri/)
A CASACOR Minas Gerais em parceria com a Casa Fiat de Cultura realiza, neste ano, uma iniciativa mais do que especial para os jovens artistas: um programa de residência artística na área digital. Durante três semanas (entre os dias 14/05 e 03/06), oito profissionais selecionados via edital estudam processos criativos de forma intensa e imersiva, em um ambiente assinado pelos arquitetos Paulo Augusto Campos e Sarah Floresta.
Dada a temática “O museu como interface de fronteira no virtual/material”, cujo objetivo é explorar a digitalização do mundo contemporâneo, levando em conta seu impacto nas artes, era imprescindível que o local em que a residência se realizasse refletisse a integração e as conexões possibilitadas pelas redes. Por isso, Paulo e Sarah misturaram características de escritório, estúdio de criação e habitação, tornando-o multifuncional e acolhedor, perfeito para estimular o fluxo criativo dos participantes.
O professor de pós-graduação em Artes na Escola Guignard e um dos curadores da Bienal de Arte Digital, Pablo Gobira, é o curador dos trabalhos e orienta os artistas na criação de obras que unam o material e o virtual, a partir da relação de cada um com o painel “Civilização Mineira”, obra de Cândido Portinari.
Artistas selecionados para a Residência Artística
ONDE?
Casa Fiat de Cultura - Circuito Liberdade - Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG