Continua após publicidade

Casa do Futuro: 6 tecnologias que já estão disponíveis no mercado

Grandes histórias inspiraram os desenvolvedores de tecnologia, que criaram diversos equipamentos para tornar sua casa mais moderna. Confira!

Por Fernanda Drumond
Atualizado em 18 fev 2020, 07h54 - Publicado em 13 mar 2018, 17h39

Há alguns anos atrás, possuir uma casa automatizada era somente possível em filmes hollywoodianos. Contudo, grandes histórias inspiraram os desenvolvedores de tecnologia, que criaram diversos equipamentos para tornar sua casa mais moderna. A casa do futuro “sente”os moradores, reconhece suas vozes e tornam sua rotina muito mais prática. Confira seis ideias que já podem ser aplicadas na realidade brasileira.

1. Automação

Com os sistemas de automação residencial, já é possível controlar diversas funcionalidades da casa pela tela do celular. Aplicativos permitem determinar a iluminação da casa toda, as músicas que tocarão no ambiente, abrir o portão da garagem, ligar o ar condicionado e até programar a limpeza de sua piscina.

(Divulgação/CASACOR)

2. Assistentes Pessoais

Os dispositivos como Google Home e Amazon Alexa funcionam como secretárias virtuais ativadas por comandos de voz que interagem com diversas  plataformas, conectando com outros serviços e eletrônicos. Os sistemas possuem milhares de tarefas que permitem ao usuário ouvir música, ficar por dentro da previsão do tempo, fazer compras, acompanhar o trânsito, acender ou desligar a luz e gerenciar as atividades de casa e da agenda. 

(Divulgação/CASACOR)

3. Eletrodomésticos inteligentes

Os eletrodomésticos são alvos da maior parte das inovações residenciais. Robôs aspiradores que limpam a casa sem precisar ter ninguém por perto fora as grandes sensações dos anos 2010. Também foram lançadas geladeiras com touch screen que identificam os produtos e adaptam a temperatura de acordo com a necessidade, fazem lista de compras e ainda sugerem receitas com os alimentos armazenados. Fornos e fogões já são equipados com dispositivos de segurança que avisam quando a refeição está pronta e ainda sugerem programações adequadas para cada preparo. Na lavanderia, também houve um grande avanço. Pequenas e grandes empresas buscam desenvolver máquinas que lavem, sequem e passem a roupa com qualidade.

(Divulgação/CASACOR)

4. Banheiros

Muito popular no Japão, as bacias inteligentes são equipadas com dispositivos de higienização, aquecimento do assento, bloqueio de odores e outras funcionalidades que tornam a rotina muito mais prática. Outra novidade que já pode ser adquirida e instalada em casa é um tipo de espelho tecnológico que ajuda na maquiagem, analisa a pele do usuário e dá dicas de beleza.

(Divulgação/CASACOR)

5. Conectado com seu pet

Diversos aparelhos disponíveis no mercado permitem que você veja, converse e interaja com seu cão mesmo quando fora de casa através do celular. Em algumas versões, é possível liberar aperitivos e fazer carinho no seu bicho.

(Divulgação/CASACOR)

6. Segurança

Inspirados nos filmes que retratam o interior de agências secretas como o FBI e a NASA, a segurança através de digitais já é uma realidade no Brasil. Mas não para por aí. Reconhecimento facial e de retina já podem ser instalados para liberar a porta de casa.

(Divulgação/CASACOR)
Publicidade