Artboard Created with Sketch.

By Kamy abre exposição que discute arte, design e artesanato

A mostra, com curadoria de carioca Daniella Bauer, reúne tapeçarias e arazzos inspirados em artistas consagrados e obras contemporâneas

“A arte pode ser qualquer coisa desde que o artista diga que sim.”. A frase de Marcel Duchamp, artista francês que desafiou as definições tradicionais da arte com seus controversos ready-mades desde de 1913. Foi com essa inspiração que surgiu a exposição coletiva Manifesto Tramas das Artes, promovida pela By Kamy para a 7ª edição do Design Weekend (DW!), de 27/08 a 15/09, em São Paulo.

Com a curadoria da psicóloga e escritora carioca Daniella Bauer, a mostra reúne peças de artistas consagrados como: Niobe Xandó, Gilvan Samico, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral que foram transportadas para tapeçarias e arazzos. E de artistas contemporâneos como Luisa Editore, Mónica Millán e Nicole Tomazi que desenvolveram trabalhos exclusivos para o mesmo suporte mas com um contexto híbrido e novo

Daniella mergulhou com maestria no universo único e particular dessas produções artísticas ao afirmae: “A arte é uma maneira de traduzir e manifestar o que compreendemos ou não, o que enxergamos, sentimos, tocamos, cheiramos, escutamos ou intuímos o que nos revolta, o que nos cala, o que precisa ser dito. Ela é acima de tudo um modo de quebrar paradigmas e estabelecer o novo.”

Ainda de acordo com a curadora do evento, seria purismo crer que a arte possa simplesmente ser, pois nada é desprovido de significado. “Aquilo que é aparente está em constante transformação, portanto cabe aos artistas atribuírem significados, materializar a ideia, dar corpo ao que é etéreo. O mundo contemporâneo exige uma transfiguração constante e uma capacidade adaptativa inesgotável. Em consonância a isso, a By Kamy tenciona, unindo as duas artes, estabelecer um novo modelo que a princípio pode causar desconforto, mas indubitavelmente trará mudanças em acordo com o tempo atual.”, explica.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.