Assinado pelo escritório KalilFerre Paisagismo, o ambiente simula a mata nativa brasileira, com suas espécies animais e vegetais
Atualizado em 18 fev 2020, 07:49 - Publicado em 24 mai 2018, 17:57
(Evelyn Müller/)
Depois de passar pelo Lounge de Entrada e antes de iniciar o percurso dos ambientes, o visitante da CASACOR São Paulo 2018, tem uma agradável surpresa: o espaço Brasil de Origem, assinado pelo escritório KalilFerre Paisagismo e dá as boas-vindas ao público.
O objetivo é a interação com a natureza e com a mata: o projeto possui 153 m² e cerca de 1500 mudas de plantas e 130 árvores, todas nativas. Isso significa que as espécies não necessitam de manutenção intensa e se adaptam com facilidade ao solo. Toda essa flora invade a sala de imprensa, a recepção e um meeting point para os circulantes.
Sob o aspecto paisagístico, o ambiente é organizado em quadro níveis de altura, os quais levam em conta tanto o critério estético quanto a disposição natural das florestas. O plano mais elevado é ocupado pelas árvores já existentes, logo abaixo, foram plantados Algodoeiros da Praia e Paus Mulatos, Quaresmeiras do Brejo, Mirindibas, Dedaleiros e Oitis.
Heliconias Bihai e Caribaea, Ciclantos e Calatheas ocupam um nível abaixo com suas folhas arredondadas e flores marcantes. Por fim, Filodendros como Guaimbês e Ondulatum, e mais Iris da praia e diferentes Marantas e Bromélias compõe a parte mais baixa.
Representando a fauna e completando o pequeno bioma criado pelos profissionais, está um lago, de aproximadamente 45 m², repleto de peixes exuberantes, como aruanas, pirarucus e apaiaris. A construção é sustentável e não gerou resíduos, passando uma mensagem de preservação e integração com a natureza que homenageia.