Você embarcaria em um voo sem ter a menor ideia do lugar onde ele iria pousar? Os códigos de letras geralmente presentes no cartão de embarque estariam marcados com a letra "X", o plano de voo seria ocultado dos quadros de viagem do aeroporto e os pilotos seriam os únicos do avião a saberem o destino. Basicamente, foi assim que nasceu a Destination Unknown — em português, Destino Desconhecido —, uma campanha lançada em fevereiro de 2024 pela Scandinavian Airlines (SAS).
Segundo a companhia aérea, minutos após o anúncio da proposta, já haviam sido registradas mais de mil inscrições e, no fim, esse número cresceu para 6 mil. Apenas os participantes do programa de pontos acumulados podiam participar da promoção, que cobrou 30 mil milhas pela passagem misteriosa. Devido ao número limitado de assentos no avião, foi realizado um sorteio para selecionar os viajantes que poderiam embarcar nessa aventura.
Aplicativo - Divulgação / CASACOR
Os e-mails informativos preparados pela empresa foram especialmente codificados para não revelar nada sobre a viagem. No dia 5 de abril, o voo saiu de Copenhague e, duas horas após a decolagem, ainda não tinha um destino definido. Um tempo depois, os passageiros descobriram que estavam indo rumo à Atenas, na Grécia. Ao desembarcar na cidade, os viajantes puderam se hospedar no hotel em que a SAS havia pré-negociado tarifas especiais. Voo - Divulgação / CASACOR
Ao ser questionada se viveria essa experiência novamente, Louise Hörnberg, uma das passageiras, respondeu em entrevista para o Daily Mail que “definitivamente sim!”. “Eu não esperava sair dessa experiência com tantos novos amigos e conexões”, completa.A iniciativa é global
Outras companhias aéreas já se aventuraram de forma similar na proposta de fornecer viagens com destino surpresa aos seus clientes. A Let’s Get Lost, da Wizz Air, empresa low-cost da Hungria, foi uma das campanhas que viralizou nas redes sociais. Desde 2018, existem registros no Youtube, TikTok e Instagram das viagens realizadas, que já partiram de Londres, Itália, Abu Dhabi e Viena para destinos desconhecidos.
O Lufthansa Surprise, feito pela companhia aérea alemã Lufthansa, tem um programa similar, mas acrescenta dois diferenciais: o passageiro pode selecionar o aeroporto de origem — Frankfurt/Main ou Munique — e ainda escolhe uma temática para as suas férias, como Party On, Urban Adventures e Arts and Sights. As possibilidades de destino são apresentadas no site e são múltiplas, englobando diferentes cidades europeias como Ibiza, Santiago de Compostela, Istambul, Paris, Verona, Estocolmo, entre muitas outras. Viagens - Divulgação / CASACOR
Há registros dessa iniciativa também na Austrália, onde as viagens são realizadas pela Mystery Flights, com voos partindo dos aeroportos de Brisbane, Melbourne ou Sydney e mediante solicitação em Adelaide, Gold Coast, Newcastle e Canberra. São 21 destinos possíveis, com traslados inclusos e pacotes de hospedagem que podem ser de até três noites. Após o desembarque no destino, a empresa fornece algumas informações turísticas sobre o destino, mas quem realmente decide a programação é o viajante.