A 19ª SP–Arte irá receber 167 expositores, entre galerias, estúdios de design, editoras, etc. Selecionamos 10 destaques para você não perder, confira!
Atualizado em 27 mar 2023, 17:33 - Publicado em 28 mar 2023, 09:00
O Pavilhão da Bienal abriga a 19ª edição da SP–Arte em 2023. (Divulgação/)
1/1 - Para celebrar o centenário da chegada de Gregori Warchavchik no Brasil, além de lançar as duas peças especiais do autor, a ETEL irá promover o lançamento do livro “Gregori Warchavchik – A chegada do moderno” de Silvia Segall publicada pela Editora BEI no Stand da ETEL (DS13) na SP-Arte no dia 01/abril às 16h (Um dia antes do que seria o aniversário de 127 anos do seu nascimento), com a presença da própria Silvia Segall, Carlos Warchavchik e Maria Cecilia Loschiavo.
2/1 - A SUITE Design, braço de design da SUITE Arquitetos, marca presença na mostra com o lançamento de coleções seriadas que celebram os 15 anos do escritório. Na SP-Arte, os sócios Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon anunciam o lançamento da coleção Transbordar, que traz uma edição seriada da Poltrona Lina, considerada um ícone do design, desenhada em 2017 para a Lider. A coleção propõe uma costura entre design, moda e arte, questionando os perímetros entre mercados e propõe um transbordar de fronteiras e diálogo entre cada uma das disciplinas.
3/1 - Para a 19ª edição da SP-Arte, a Galeria Estação apresenta um conjunto de obras que reflete o objetivo da galeria em promover o discurso artístico transgeracional entre artistas contemporâneos emergentes e autodidatas pioneiros. Para isso, a galeria oferece uma oportunidade sem precedentes para que os visitantes experimentem visões expansivas locais e globais da arte brasileira, apresentando obras históricas de Chico da Silva, Conceição dos Bugres, Itamar Julião, Lorenzato, Madalena Santos Reinbolt, Mirian Inêz da Silva, Nino, além de André Ricardo, Deni Lantz) e Santídio Pereira.
4/1 - A Gomide&Co apresenta uma seleção que explora a riqueza de obras forjadas através de elementos provenientes da terra, com especial atenção para o universo da cerâmica. Com a presença de artistas latino-americanos de diferentes gerações, deslinda-se um conjunto no qual uma diversidade de poéticas apresenta um denominador comum: todos os trabalhos trazem consigo o rastro de uma materialidade pulsante que caminha na mão contrária de uma época na qual nos vemos a cada dia mais apartados da dimensão sensível e tátil do mundo. Entre os nomes que traçam esse percurso que nos recorda aquilo que é da ordem do originário e do terreno estão Adriana Varejão, Anna Maria Maiolino, Celeida Tostes, Francisco Brennand, Julia Isidrez, Kimiko Suenaga, Lenora de Barros, León Ferrari, Lucio Fontana, Maria Cheung, Maria Lira Marques, Megumi Yuasa, Miguel dos Santos, Ofra Grinfeder, Shoko Suzuki e Ulisses Pereira.
5/1 - A Galeria Passado Composto Século XX continua a cumprir sua missão trazendo a memória e o resgate de artistas e designers modernos brasileiros que marcaram época, entre os anos de 1950 e 1970, tanto artisticamente, com a criação de tapeçarias únicas, quanto em design de mobiliário, com a concepção de peças icônicas nacionais. No ponto de convergência entre arte e design, a galeria destaca Jean Gillon, artista múltiplo e designer, com o lançamento da reedição de sua poltrona Bertioga. Outra ambientação terá peças de Joaquim Tenreiro, uma tapeçaria e duas pinturas de Genaro de Carvalho.
6/1 - A PLATAFORMA4 retorna para sua segunda participação na SP–Arte em 2023 com uma exposição de mobiliários e objetos que marcam a trajetória do coletivo feminino de design, a PLATAFORMA4 apresentará lançamentos e criações desenvolvidas com grandes indústrias brasileiras e marcas parceiras, como como Azzurra Móveis, Enele, Officina Origin, Grupo Indusparquet e Tramontina. Os produtos resultam da fusão do pensamento e repertório das quatro designers fundadoras do coletivo: Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite. Sheila Oliveira apresentará os registros de sua performance "Impulso", que discute as relações de convívio entre o corpo da cidade, um corpo arquitetônico e o nosso próprio corpo. Além disso, será apresentada uma mesa de centro colaborativa Grupo Idusparquet + P4 com profissionais renomados de arquitetura e design como Albert Sugal, Alice Martins, Artur Athayde, Cristina Rocha, Flávia Cardozo, Luciana Almeida, Luciana Penna, Nelson Kabarite, Olegário de Sá, Patrícia Martinez e Rogério Shinagawa.
7/1 - A Galeria Teo leva para a SP–Arte 20 peças de mobiliário das décadas de 30 a 80 desenvolvidas pelos alunos do Liceu de Artes e Ofícios, que comemora 150 anos em 2023. A curadoria, assinada por Guilherme Wisnik, busca traçar um paralelo entre a arquitetura e as peças elaboradas; dentre as quais, algumas foram encomendadas por designers por conta da qualidade de execução das peças, mas também, pela matéria-prima utilizada para sua confecção. Com o objetivo de valorizar o mobiliário moderno brasileiro, a mostra expositiva é uma prévia da nova exposição dedicada ao Liceu, com abertura prevista para 11 de abril, no espaço da Galeria Teo, na Rua João Moura 1298.
8/1 - O artista visual e designer têxtil Alex Rocca lança a Série Manto, que se manifesta como uma continuidade da busca por sua ancestralidade, onde a arte surge da percepção da própria pele e da observação do meio. A série cápsula com 9 tapeçarias é fruto de novas experimentações estéticas. Em suas pesquisas para novas texturas, Alex encontrou no tear milenar um elo com suas origens africanas, onde têxteis sempre tiveram grande importância e significados culturais. Para esta narrativa poética, o artista elegeu a seda para dialogar com o tear. Com o apoio da Safira Tecidos, Alex teve acesso ao acervo de sedas reservado à reciclagem, do qual foram cedidos fragmentos de tecidos, urdumes e fios da nobre matéria prima. Nesta colaboração, o resíduo é ressignificado em forma de arte, em uma perspectiva sustentável e ativista.
9/1 - A Artemobilia Galeria revigora sua alta densidade conceitual modernista com a impactante exposição de um automóvel representativo da indústria nacional de veículos dos anos 1970, o Volkswagen SP2 violeta pop metálico, em diálogo eletrizante com obras de Geraldo de Barros, Martin Eisler, Carlo Hauner, Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues, Jean Gillon, Agostinho Batista, Maria Auxiliadora, Heitor dos Prazeres, Vicente do Rêgo Monteiro, Burle Marx e Xico da Silva. Simultaneamente, a Artemobilia promove o lançamento do livro “Lina Bo Bardi Design: O Mobiliário Dos Tempos Pioneiros 1947-1958", com talk no estande da galeria, na quinta-feira, 30 de março, das 18h às 20h, com o autor Sergio Campos. A obra literária retrata o pioneirismo conceitual da rica produção de design do mobiliário modernista assinado pela multifacetada arquiteta Lina Bo Bardi.
10/1 - Com o objetivo de ampliar o protagonismo do design autoral brasileiro, marcado pela criatividade artística e pela autenticidade, a La Lampe fortalece essa conexão ao trazer para a SP–Arte peças exclusivas assinados por seis reconhecidos artistas e designers que fazem parte da exposição La Lampe+. Entre os nomes, estão Ana Weege, By Gabs, Felipe Morozini, Felipe Protti, Márcio Neri e o estúdio Nada Se Leva. Em sua primeira participação na SP–Arte, a La Lampe “consolida um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos, baseado na valorização do design autoral, das culturas locais, da artesania e do talento artístico dos designers brasileiros” explica Alessandra Friedmann, sócia-diretora da La Lampe.