Os visitantes podem encontrar peças de renomados artistas nacionais e até mesmo com uma pintura sendo executada ao vivo durante a mostra
Atualizado em 07 jul 2023, 12:20 - Publicado em 06 jul 2023, 14:00
Studio Architetonika Nomad + Flavia Glanert - Lounge Corporativo. Projeto da CASACOR Paraná 2023.(Duas Fotografia/)
A refinada curadoria de obras de arte da CASACOR Paraná 2023 enaltece o cenário da 29ª edição da mostra e transforma a visitação em um passeio cultural. Neste ano, o evento contou com a participação da produtora artística, arquiteta e curadora de arte Consuelo Cornelsen que selecionou duas obras para a exposição: os murais “Borbulho”, de Rômulo Lass, e a escultura “Tramas”, do artista mineiro José Antônio de Lima.
A obra de Lass recepciona os visitantes na alameda de entrada. Com desenhos de círculos gráficos na proporção áurea em nuances de vermelho, os murais lembram um “túnel de vasos sanguíneos” e foram feitos com placas de micélio de cogumelos.
Já a escultura Tramas se destaca no teto da área das piscinas do edifício AQUA, onde acontece a mostra. A obra, feita de tecido e arames, remete às lagartas e as transformações pelas quais passam antes de se tornarem borboletas.
O Estar do Colecionador, projetado pelo Estúdio Pantarolli Miranda, traz adornos, lustres e mobiliários da loja Coisas de Família em um ambiente que mistura o clássico e o moderno com o predomínio do tom azul, fazendo alusão à água do corpo humano, dos oceanos e do planeta.
Quadros exclusivos de Poty Lazzaroto e de Adoaldo Lenzi, e garimpos de antiguidades, podem ser adquiridos pelos visitantes. O espaço traz também as esculturas da coleção Fé, assinadas pela Furf Design, feitas de micélio.
Capa do Anuário deste ano, o Manifesto DECA, de Gustavo Scaramella, apresenta um spa diferente do convencional, onde o vermelho queimado predomina, a iluminação reproduz o efeito de “luz de velas” e as obras de arte em tom lúdico e questionador marcam presença.
A pluralidade de referências aparece em uma base de linhas retas e puras, com obras assinadas por importantes nomes, como Abidiel Vicente, Celso Orsini, Fernanda Valadares, Eduardo Custódio, Marcelo Conrado e Maria Rita Reichmann.
O mix de objetos clássicos e móveis modernos marca o Lounge Empresarial, de Ary Jacobs e Renan Mutao, do Studio Architetonika Nomad, e da designer Flavia Glanert. A paleta em tons de bronze, caramelo e laranja faz pano de fundo para o corredor galeria na entrada do ambiente e para obras de arte como a pintura de Andre Mendas.
O ambiente traz móveis que são verdadeiras obras de arte, entre eles a cadeira e o banco Wiggle, do arquiteto Frank Gehry, a colorida poltrona Binta, do suíço Philippe Bestenheider, e a mesa de centro Quebra Mar, criada para a mostra.
O grande lounge ao ar livre The Landscape, idealizado por July Franchesca Dallagrana, traz mais uma obra de Rômulo Lass para a CASACOR Paraná. Desta vez, o artista produziu com o material com que seu trabalho é reconhecido, expondo um mural de azulejaria em tons de laranja, inspirado nas curvas de Oscar Niemeyer, no amplo jardim de cores e texturas voltado à contemplação e ao bem-estar.
O Loft Cosmopolita, de Marcelo Lopes, é um ambiente contemporâneo de cores claras que foi idealizado como o lar de alguém que possui uma grande bagagem cultural e traduz essa gama de referências em sua casa.
A instalação “Sementes ao Vento”, de Marilene Ropelato, é um dos destaques do espaço e foi produzida e montada no local pela artista plástica. A peça brinca com o jogo de luz e sombra e é composta por várias esculturas que, juntas, criam um efeito visual texturizado.
Já no Loft do Artista, idealizado por Adriana Marcassa Cotrin, o próprio André Baía, um expoente da nova geração de artistas visuais, será um dos pontos altos da visita, executando a pintura de um grande painel ao vivo durante a mostra.
O ambiente imersivo e disruptivo é inspirado nas obras de Baía e apresenta diversas cores, formas e texturas, assim como as telas cheias de personalidade do artista, que fogem de uma narrativa linear.
Visitação aberta ao público: de 4 de junho a 23 de julho;
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário – Curitiba, Paraná;
Horários de visitação: de terça a sábado, das 15h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 19h. As segundas-feiras serão reservadas para realização de festas especiais, das 19h às 22h.