CASACOR
Arte, Decoração

Arte na decoração: inspire-se em 13 ambientes da CASACOR

Ideias criativas de arranjos de quadros, pinturas nas paredes e outras sugestões para levar mais personalidade aos ambientes

Por Nádia Simonelli

Atualizado em 28 out 2024, 10:40 - Publicado em 28 out 2024, 10:40

Mais de 10 min de leitura
Confira 13 ambientes da CASACOR que ensinam como usar arte na decoração.

Confira 13 ambientes da CASACOR que ensinam como usar arte na decoração.(divulgação/)

Incluir obras de arte na decoração é um jeito de levar mais personalidade ao espaço. E nas mostras da CASACOR pelo Brasil não faltam inspirações de como fazer isso. Arquitetos e designers de interiores usaram esse recurso para deixar os projetos ainda mais interessantes, além de valorizar a cultura brasileira ao escolher artistas nacionais. De arranjos de quadros a pinturas nas paredes, as artes estão presentes nos ambientes em grande destaque e isso tem atraído a atenção do público. Por isso, preparamos uma seleção de ideias criativas de como inserir obras de arte de diversos formatos no décor. Inspire-se!
A arquiteta Dolores Landeiro buscou inspiração na obra de Frans Krajcberg para compor seu espaço na CASACOR Bahia, repleto de obras de arte. A fotografia de Mário Cravo Neto captura a riqueza cultural e espiritual da Bahia, enquanto a imagem de Andrea Fiamenghi traz uma perspectiva contemporânea e poética. Além disso, as pinturas de Rodrigo de Castro e Marcelo Kruschewsky acrescentam camadas de cor e emoção ao ambiente.
Mauricio Nobrega, Bia Wolff, Maria Estellita, Patricia Vieira - Perto do Mar. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
(André Nazareth / CASACOR)
Linhas atemporais marcam o projeto do arquiteto Mauricio Nóbrega Arquitetura para a CASACOR Rio de Janeiro. Os ambientes exalam a leveza e o frescor de uma casa na praia. No piso e na parede, o revestimento de peroba dourada de demolição rouba a cena e faz um fundo perfeito para a composição de quadros coloridos na sala.

Lavanderia artsy


Brisa Bessa e Danilo Lopes - Lavanderia Origem. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
(Tarso Figueira / CASACOR)
E arte na lavanderia, pode? Brisa Bessa e Danilo Lopes provam que sim com seu ambiente na CASACOR Bahia. A dupla homenageou as lavadeiras de Itapuã em cada detalhe. Com o objetivo de criar um espaço acolhedor e calmo, que remetesse às águas de Salvador, eles apostaram em quadros pendurados nas paredes e apoiados no chão.

Quadros no quarto de casal


Vítor Martins - Studio Ébano. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
(Gabriela Daltro / CASACOR)
No ano em que completa cinco décadas, o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil e uma das expressões culturais mais importantes do Carnaval de Salvador, inspirou o arquiteto Vítor Martins na CASACOR Bahia. O estúdio de 45 m² tem uma base de cores neutras e destaque para as cores do bloco afro: vermelho, amarelo e preto. Na parede atrás da cama, destaque para uma composição de pequenos quadros do artista Alberto Pitta, que já fez estampas para o bloco.

Quadros na cozinha


Beta Arquitetura - Casa Darya. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
(MCA Estúdio / CASACOR)
Piso xadrez e painéis de madeira revestindo as paredes marcam o espaço do escritório Beta Arquitetura na CASACOR Rio de Janeiro. Há um ar vintage e cheio de charme em todos os cantos, com destaque para a cozinha que, além de ser superequipada, conta com uma tela colorida perto da ilha. Segundo os arquitetos, a bossa vem da composição das texturas, cores, materiais, aroma, paisagismo, artesanato e obras de arte.

Tapeçaria na parede


Mandril Arquitetura - Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Os arquitetos Bruno Reis e Helena Kallas, do escritório Mandril Arquitetura, projetaram uma cozinha e sala de almoço para encontros em família na CASACOR São Paulo. A tapeçaria setentista de Luiz Carlos Alberti é um dos destaques do espaço e dialoga com a paleta proposta pelos profissionais, onde predominam os tons de azul.

Arte no banheiro


O Canto de Gil, por João Gabriel. O hall que leva aos banheiros recebe os visitantes com sofisticação e emoção no projeto do arquiteto João Gabriel para a CASACOR Bahia. Isso porque o profissional faz uma homenagem à herança cultural negra e à música de Gilberto Gil e, nesse espaço, criou uma espécie de galeria com esculturas de cerâmica que representam a arte popular brasileira. Conhecido pela abordagem decolonial com a qual trabalha, João incorporou elementos culturais mexicanos, asiáticos e africanos no ambiente.